2017 registra explosões populacionais de Sphenophorus levis
16-10-2017

Infestações pularam de 3% de tocos atacados para 25% e áreas de segundo corte produzindo 40 toneladas por hectare

Um dos maiores especialistas em pragas da cana do Brasil, o diretor da Global Cana Soluções Entomológicas, José Francisco Garcia, afirma que explosões populacionais de Sphenophoruslevisse tornaram frequentes em 2017, inclusive em canaviais até então livres da praga. Infestações que pularam de 3% de tocos atacados para 25% e áreas de segundo corte produzindo 40 toneladas por hectare foram algumas das situações encontradas pelo consultor até o momento. Mas o clima não é o único culpado. Os próprios profissionais do setor não estariam seguindo à risca o manejo correto da praga.

Para ele, um dos principais problemas é a falta de monitoramento. Hoje, se desconhece onde estão as infestações. “É comum fazer viveiros em cima de áreas infestadas e levar essas mudas para locais limpos. Ninguém também se preocupa em lavar as colhedoras e outras máquinas antes de mudá-las de zonas de colheita. Isso tudo implica em novas infestações.”

Garcia ressalta que apenas atitudes drásticas conseguirão contornar o cenário atual da praga no Centro-Sul. “Plantar cana sobre cana, apenas dessecando e aplicando inseticida no sulco de plantio é uma prática que não vai funcionar, pois precisamos aliar uma série de procedimentos para obter resultados favoráveis e não apenas um único método. Quem já apostou nesse trabalho, tem tido sucesso e vem conseguindo conviver com a praga.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, na edição 46 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.