A cana está bonita, boa e pesadavoltar

Publicado em : 11/05/2017
A cana está bonita, boa e pesada
Alberto segura uma cana da variedade CTC 9002, colhida na região de Araraquara, que pesou 2,3 quilos

Análise biométrica realizada por engenheiro da Datagro aponta maior produtividade nos canaviais paulistas

O engenheiro agrônomo Alberto Gomes trabalha na Datagro, integra o Projeto Crop Survey desenvolvido pela empresa. Alberto roda no mínimo 6 mil quilômetros por mês pelas principais microregiões canavieiras do estado de São Paulo para conferir as condições dos canaviais.

Alberto não vê a cana apenas pela janela do carro, ele confere de perto, entra nos canaviais e realiza a análise biométrica da cana, que permite estimar a produtividade da cana. Alberto mede o diâmetro dos colmos, conta o número de colmos por metro linear, o comprimento associado à capacidade de perfilhamento e até pesa a cana.

Neste início de safra, o resultado de suas análises aponta que, na maior parte do interior paulista, a cana está bonita, boa e pesada. Resultado, principalmente, de mais investimentos nos canaviais. “O setor tratou melhor a cana, realizou tratos culturais mais adequados, controlou melhor plantas daninhas e pragas, aplicou mais fertilizantes e o clima também ajudou. Com exceção de algumas áreas na região de Araçatuba, onde os canaviais estão mais sentidos, a lavoura canavieira no Estado de São Paulo está muito bem, a cana está boa, bonita e pesada”, diz Alberto.

O resultado positivo dessas análises do canavial paulista, responsável por mais de 60% da produção nacional, pesa no levantamento de safra divulgado pela Datagro Consultoria, que apresenta estimativa de 612 milhões de toneladas na região Centro-Sul nesta safra 2017/18.

A projeção da Datagro para o atual ciclo, que começou em 1 de abril e vai até 31 de março de 2018, é uma das mais otimistas, a consultoria INTL FCStone, por exemplo, é de 588 milhões de toneladas e a da Canaplan, 590 milhões de toneladas, se o clima cooperar.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •