A chave da alta performance em manutenção industrialvoltar

Publicado em : 08/09/2017
A chave da alta performance em manutenção industrial

O setor sucroenergético brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e a área industrial das companhias tem o desafio de entregar sempre os melhores resultados de moagem safra após safra. A melhoria da produtividade no campo, conquistada principalmente pela mecanização, capacitação profissional e pelo emprego da alta tecnologia, acelerou também a evolução dos processos industriais. A Biosev é um exemplo.

Na safra 2016/2017, a companhia atingiu um volume de moagem de 31,5 milhões de toneladas, o maior valor registrado pela Companhia nas últimas seis safras, além de ter fechado o período com a taxa de utilização da capacidade instalada em 86,6%, também recorde da empresa. Números que reforçam a premissa de que a área industrial precisa seguir alinhada com a área agrícola.

Dentre os pontos de sucesso das operações industriais está a manutenção, uma atividade altamente estratégica que tem o objetivo de garantir a disponibilidade e a confiabilidade de equipamentos ao longo de toda a safra. E é num cenário desafiador de alta competitividade e de entressafras com prazos cada vez menores, quando nada pode dar errado, que a expertise da empresa é colocada à prova e mais exigida de forma a entregar com o máximo de segurança e excelência, equipamentos preparados e devidamente "afinados" para a safra seguinte. Na Biosev, o assunto é tão relevante que o time de Confiabilidade

Corporativa Industrial, responsável pela manutenção industrial, dedicou tempo e esforços para desenvolver metodologia própria para preservar a expertise de manutenção. O grupo trabalha dentro das diretrizes presentes no Programa MAP - Manutenção de Alta Performance, lançado em 2016, com o objetivo de assegurar a visão estratégica da Manutenção Industrial nas unidades para os próximos cinco anos.

Gestão do conhecimento: Além da imensa importância de um robusto planejamento da manutenção industrial, outro pilar da estratégia dessa operação na Biosev é a gestão do conhecimento das equipes, identificado como fator fundamental para resultados positivos de confiabilidade industrial.

Esse tópico ganhou força com a mudança gradativa no perfil dos colaboradores, impulsionada não somente pela evolução tecnológica que exigia profissionais cada vez mais capacitados, com formação especializada, mas também pela migração de profissionais deslocados de setores em crise, como petróleo e mineração, por exemplo. Nesse caso de experiência restrita e de pouco conhecimento prático das atividades no setor desse novo colaborador, ficou evidente a necessidade de que o conhecimento precisaria estar na companhia e não apenas no profissional.

Assim, ferramentas de gestão do conhecimento passaram a ganhar atenção da Biosev e a integrar o repertório das lideranças. Reter e transmitir o conhecimento sobre processos e procedimentos passou a ter a mesma importância que acessar e adotar novas tecnologias. Nesse sentido, a Biosev, pautada na literatura de gestão do conhecimento, concluiu que uma das formas mais eficazes de perenizar e transmitir informações está na combinação do conhecimento explícito e tácito.

O conhecimento explícito é aquele encontrado em manuais, livros, registros diversos, dados e é mais fácil de ser comunicado. O conhecimento tácito é do indivíduo, não é visível e está incorporado às suas vivências, suas experiências, envolvendo valores e crenças pessoais. Para compartilhar o conhecimento na organização, é preciso combinar e converter suas diversas formas, ou seja, transformar o tácito em explícito e o explícito em tácito. Por isso, o programa estratégico de manutenção industrial, o MAP, tem em seu fundamento a gestão do conhecimento.

Para definir padrões, processos e metodologias, enfim, o jeito Biosev de execução da manutenção industrial, foi desenvolvido um manual com informações sobre as principais práticas e controles, que correlaciona todas as Especificações Técnicas, Instruções de Trabalho e Procedimentos de Manutenção da Biosev. O Manual de Gerenciamento da Manutenção Industrial da Biosev passou a ser o "livro de cabeceira" das equipes. Por meio dessa comunicação, as práticas de sucesso e os padrões de excelência da manutenção industrial adotados são mantidos na empresa.

Além disso, na dinâmica de planejamento, foram adotados inúmeros pontos de controle para garantir disciplina na execução de atividades. Essa rotina de acompanhamento, que inclui auditorias periódicas, contribui para que as equipes exercitem o conhecimento adquirido no manual e, principalmente, troquem experiências em situações vivenciadas, garantindo também a transmissão de práticas bem-sucedidas.

Anualmente, a companhia prepara o plano crítico sobre as atividades de manutenção industrial, no qual todas as situações são analisadas e medidas preventivas e corretivas são programadas para serem desenvolvidas, principalmente, no período de entressafra. Com base nesse rigoroso acompanhamento, um cronograma de manutenção nas unidades é seguido à risca para ser concluído, antes do início da próxima safra.

O alinhamento da estratégia no MAP oferece às equipes de manutenção a visão de longo prazo e a aderência da companhia às práticas de manutenção de classe mundial. O MAP da Biosev tem abordagem sistêmica e é amparado por governança que abrange todos os níveis de liderança da companhia, além de ter a participação de diversas áreas, e não apenas do departamento industrial, para alcançar sinergia e otimizar recursos.

Com base no forte trabalho balizado pelo MAP, nesta safra a Biosev está alcançando resultado de disponibilidade industrial (TAI) 2,7% superior ao da safra passada. Em suma, não há como manter ótimos resultados industriais se não houver execução adequada da manutenção industrial, que se dará com forte gestão de planejamento e conhecimento, mirando nos padrões de manutenção de classe mundial e não somente nos padrões do setor.


*Artigo originalmente publicado na Revista Opiniões, edição de julho/setembro de 2017.


Fonte: Ricardo Lopes Silva - Diretor de Operações da Biosev
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •