A escolha da planta a ser utilizada como adubo verde
14-07-2014

Dentre as características desejáveis de uma planta a ser utilizada como adubo verde os pesquisadores citam: possibilidade de mecanizar a cultura, do plantio à colheita de sementes; não ter sementes dormentes; possuir sistema radicular vigoroso e profundo; fixar nitrogênio do ar atmosférico; ter sementes de fácil obtenção; ter crescimento rápido para controlar plantas daninhas; possuir mecanismos, ou sintetizar compostos, que auxiliem no controlede pragas e doenças (nematóides por ex.)

Para os pesquisadores, a crotalaria juncea possui todas estas características e por isto, é o adubo verde mais utilizado nas áreas destinadas ao plantio de cana de ano e meio. O acúmulo de matéria seca (MS) pela crotalariajuncea semeada em outubro tem variado em torno de 15 toneladas, com concentração de nitrogênio oscilando ao redor de 20 g de N por kg de MS. Assim, para produtividade de MS de 15 t/ha a quantidade de N fixada e, ou, reciclada é de 300 kg por hectare. Nas áreas em que se incorpora a crotalaria ao solo, comparativamente ao pousio, tem ocorrido incremento de produtividade da ordem de 15 toneladas de colmos por ha, na cana.
Segundo estudos, em áreas densamente infestada com capim marmelada, verificou-se que a inclusão da crotalaria, no sistema, aumentou em 320% a massa de N sobre o solo, pois o acúmulo pela vegetação natural da área de pousio foi de 66 kg de N por ha, enquanto na área com a crotalaria este acúmulo
ultrapassou a 250 kg ha, quantidade suficiente para assegurar uma produção de 230 tde matéria natural de cana por hectare.
Veja matéria completa na editoria Nutrição na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br