A Grama-seda está entre as daninhas de difícil controlevoltar

Publicado em : 17/07/2017
A Grama-seda está entre as daninhas de difícil controle
Contain possui alta eficácia na desinfestação de Grama-seda, seja em pré ou pós-emergência. Divulgação BASF

Dentre as espécies que passaram a ser mais preocupantes após o fim da queima da palha, a Grama-seda (Cynodondactylon) se destaca, em função de sua alta complexidade e competitividade. Por conta disso, os prejuízos causados por essa daninha são altíssimos. Estima-se que um canavial infestado e com três cortes, cujo potencial era de 80 ton/ha, produzirá apenas 45 ton/ha, ou seja, uma redução de 35 ton/ha. Além disso, ela irá causar um aumento de impurezas minerais e vegetais na indústria e agirá como hospedeira de nematoides dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus, os mais danosos à cultura da cana-de-açúcar.

A principal forma de disseminação da Grama-seda é através das operações mecânicas, como sistematização, preparo de solo (subsoladores, sulcadores, operações de nivelamento), cortes mecânicos de mudas, cortes manuais de muda através de carregamentos, tratos de soqueira (cultivadores), além da colheita mecanizada. Dessa forma, a prevenção consiste, basicamente, em evitar a entrada dessa planta daninha nas áreas sem infestação, através da assepsia de equipamentos, principalmente das colhedoras.


Caso a espécie já se encontre no seu canavial, é vital entrar rapidamente com um herbicida capaz de controlá-la o mais rapidamente possível. O técnico em desenvolvimento de mercado da BASF, Rafael Factor Feliciano, afirma que o Contain é o melhor produto para a desinfestação de Grama-seda, sendo eficaz, ainda, no manejo de outras espécies em carreadores e canais de irrigação.

Ele explica que o Contain é absorvido e rapidamente translocado através do xilema e floema para as regiões meristemáticas da planta, onde se acumula. Em muitas espécies, a interrupção do crescimento das regiões meristemáticas ocorre logo após a aplicação. “O herbicida Contain possui excelente atividade residual proporcionando controle das plantas daninhas em germinação durante vários meses.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico na edição 43 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •