A maior produtora de vinhos espumantes do Brasilvoltar

Publicado em : 08/08/2017
A maior produtora de vinhos espumantes do Brasil
Castelo da Vinícola Salton em Bento Gonçalves, a vinícola tem mais de 100 anos

A Salton detém 40% do mercado brasileiro de espumantes

Fundada em 1910 em Bento Gonçalves, a Vinícola Salton, desenvolveu seu primeiro rótulo de espumante em 1933, e foi pelo método champenoise. Desde então, se especializou na produção do vinho borbulhante, tornando-se a vinícola com maior volume de espumantes elaborados, tanto pelo sistema charmat como pelo champenoise.

Daniel Salton, presidente da Vinícola, reconhece que nos últimos anos, intensificou-se o movimento em direção à produção de espumantes, mas salienta que a Salton começou a se preparar para esse direcionamento ao espumante já na virada do século XX. “Com isso temos 40% do mercado e somos referência na elaboração de espumantes no País. A produção de espumantes é maior que a de vinhos brancos tranquilos porque o consumidor brasileiro não tem o costume de tomar vinho branco fino e por isso o consumo não é tão grande.”


A Salton, informa Daniel, produz espumantes com uvas produzidas na Serra Gaúcha, que historicamente é a principal região de produtora do Rio Grande do Sul, na Campanha, que vem crescendo muito forte, e ainda com uvas de fornecedores do Campos de Cima da Serra e da Serra do Sudeste, também no estado gaúcho. Na Serra Gaúcha, possui 40 hectares próprios. Mais 635 hectares em Santana do Livramento, dos quais 450 hectares são dedicados aos vinhedos. E na região da Campanha, são cerca de 130 hectares já plantados. Deste total, 65% dos vinhedos são dedicados à produção de espumantes.


“A Serra se destaca por causa do clima e do solo argiloso que traz uma acidez fundamental para elaboração de espumantes. Para o amadurecimento da uva, bem como a quantidade de vento, territórios como a fronteira com Uruguai são vantajosos, pois diminuem a incidência de doenças e nos permite prolongar a presença da uva no vinhedo. Na Campanha, há também uma maior incidência solar, o que auxilia na maturação de uvas tintas viníferas”, explica Daniel.

Para a produção de espumantes, a Salton utiliza as variedades de uva Pinot Noir, Chardonnay, Prosecco, Sauvignon Blanc, Riesling, Moscato Vinífera e Viognier. Na safra deste ano, foram colhidos 17 milhões de quilos de uva ao todo. Na Campanha, a vinícola colheu cerca de 3 milhões de quilos de Chardonnay, PinotNoir, Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot, de vinhedos próprios e de mais 40 fornecedores. Na Serra, foram 14 milhões de quilos de uvas para espumantes, vinhos e sucos. “Do total da safra, 45% são direcionados para espumantes”, diz Daniel. Em 2015, a Salton produziu 18 milhões de litros de produtos viníferos, sendo 6 milhões de litros de espumantes. No ano passado com a quebra da safra, foram 14,6 milhões de litros de produção total, sendo 5,1 milhões de litros de espumantes. “Para este ano, esperamos produzir as mesmas quantidades de 2015.”

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •