A melhor época para o plantio de MPB
26-07-2017

O plantio de muda pré-brotada ocorre o ano todo, mas o realizado no período entre abril e setembro proporcionará maior taxa de multiplicação

Quem deseja implantar um canavial com menor custo operacional, em menor tempo e com muito maior sanidade, passou a adotar a prática do plantio de muda pré-brotada (MPB). O sistema chegou ao mercado há cinco anos e, a cada dia, conquista mais adeptos.

As mudas são plantadas (com máquinas ou manual por meio de matraca) em áreas de pousio, reforma e rotação de culturas. Alguns plantam no modelo de cantosi (talhão “num canto” da propriedade que servirá de muda para o plantio mecanizado após alguns meses do plantio efetivo da MPB). Mas o sistema de Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) tem sido muito recomendado. Um de seus maiores defensores é o produtor Ismael Perina Júnior, de Jaboticabal, SP, e pioneiro no emprego da dobradinha Meiosi com MPB. Para Ismael, esse sistema é uma alternativa para recuperar as boas práticas no cultivo da cana-de-açúcar, viável tanto para pequenos e médios, como para as grandes empresas.

Com esse sistema, o produtor pode planejar a implantação da sua área de cana-de-açúcar. “Posso planejar a variedade que quero, do jeito que quero, da forma que quero, no terreno que quero, no ambiente de produção que quero. Tudo com antecipação. Acabamos com aquele papo de pegar a cana mais fácil na hora de fazer o plantio”, diz Ismael.

Mas o sucesso do método depende, em primeiro lugar, salienta Ismael, da qualidade e sanidade das mudas. “Há empresas que estão produzindo mudas sem os devidos cuidados. Já vi produtor de MPB produzindo muda com raquitismo, por exemplo. Isso porque está fazendo muda sem a condição ideal. Por isso, se for se atrever a produzir MPB, tem que ser como manda o figurino, para que problemas graves que já tivemos não se repitam. Produzir MPB é algo complexo, não é só multiplicar gema. E quem for adquirir MPB precisa ter certeza da sanidade da muda, senão irá disseminar mais rápido as doenças. Isso é muito grave. Quem produz MPB é responsabilizado pela sanidade, pela qualidade da muda que fornece. É preciso adquirir de empresas sérias, comprometidas.”
Outro ponto fundamental é o preparado de solo bem-feito para receber a muda.

E no sistema de Meiosi, o plantio da cultura intercalar também requer cuidados. A área tem que ser bem preparada, com aplicação de herbicida específico para a cultura a ser implantada e só depois vem a operação de plantio. Na Meiosi, existem algumas opções de cultura intercalar para serem adotadas, como o amendoim, a soja, o feijão e o adubo verde. Cada uma tem que ser bem estudada pelo produtor.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola, edição 44 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.