A previsão é que neste inverno as temperaturas devam ficar dentro da média para o períodovoltar

Publicado em : 21/06/2017
A previsão é que neste inverno as temperaturas devam ficar dentro da média para o período

Mesmo assim, a possibilidade de ocorrência de geadas traz apreensão, elas têm provocado perdas nos canaviais

O inverno começou oficialmente nesta quarta-feira (21) à 1h24, no horário de Brasília, derrubando a temperatura, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste por causa da formação de frentes frias vindas da Antártica. No entanto, sem a ocorrência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, os termômetros devem ficar dentro da média histórica para o período.

No entanto, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, temperaturas devem ficar dentro da média para o período. Isso porque não há previsão de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña.

"Os modelos climáticos que analisamos apontaram que as temperaturas vão ficar dentro da normalidade, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na Amazônia, temos as ‘friagens'. Vai esfriar mais em alguns momentos e, em outros, vai ficar mais quente. Em princípio, não deveremos ter grandes anormalidades em termos médios, até porque não temos episódios de El Niño ou de La Niña", afirmou o coordenador-geral de Operações e Modelagens do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi.

O inverno também marca a queda dos índices de umidade relativa do ar na região central do Brasil – que engloba o Sudeste, Centro-Oeste, a parte sul da região Norte e áreas do sul e do oeste do Nordeste. Como consequência, aumenta-se o risco de ocorrência de queimadas, especialmente no Cerrado e no sul da Amazônia. No litoral, a preocupação é com a formação de nevoeiros.

"É no inverno que acontece a estação mais seca na maior parte do Brasil. No interior se forma um tempo muito seco, com umidade muito baixa. Isso acontece porque a amplitude térmica é muito grande, com temperaturas muito altas durante o dia e muito baixas durante a noite. E isso favorece que aconteçam queimadas, o que ajuda a piorar a questão da umidade. No litoral, é normal termos muitos nevoeiros", explicou Seluchi.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •