Abertura da 6ª Forind Nordeste reúne representantes de pólos industriais do estado
24-04-2014

No inicio deste ano, a produção industrial de Pernambuco mostrou um avanço de 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento é o mais acentuado entre as capitais brasileiras pesquisadas pelo IBGE. O estudo reforça as palavras do vice-presidente da FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco, Vikentios Kakakis, ao afirmar que o Estado vive um momento de expansão com a interiorização do desenvolvimento. Ele disse ainda, que a inovação e os investimentos em novas tecnologias são a base para que Pernambuco tenha uma indústria ainda mais produtiva. O discurso fez parte da abertura oficial da Forind Nordeste nesta terça-feira, 22/04, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE.

A solenidade reuniu ainda o presidente da Rede Suape, Leopoldo Albuquerque, o presidente da STAB Setentrional, Djalma Simões Neto, o presidente da Abrava, Wadi Tadeu Neaime, além do vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa realizadora da Forind Nordeste, Paulo Octávio Pereira de Almeida. Após os pronunciamentos aconteceu o desenlace da fita inaugural da 6ª edição da Forind Nordeste, que será realizada até sexta-feira, 25/04.

A cerimônia também homenageou entidades e empresas que colaboram para o desenvolvimento econômico do estado, a exemplo da Tambaú Alimentos, ITEP – Instituto de Tecnologia de Pernambuco, SINDUSCON – Sindicato da Industria da Construção Civil, MV Sistema de Gestão de Saúde. O Governador João Lyra também foi homenageado com uma placa entregue ao seu representante Jenner Guimarães, presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco AD Diper.

Na tarde desta terça-feira também foi realizada a abertura da 6ª Sucronor - Mostra Sucroenergética do Nordeste, que segue até o dia 25/04, apresentando produtos, serviços, tecnologias e conhecimento para toda cadeia produtiva do setor sucroenergético. Paralelo à mostra, a STAB - Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil deu início ao 18º Seminário Regional sobre Cana-de-Açúcar, que contará com palestras técnicas sobre a produção, cuidados na fabricação do açúcar e apresentações de estudos ligados ao setor, além de debates com especialistas e apresentação de novos equipamentos, tratores e ferramentas.

Enquanto isso no Auditório Ribeira era realizado o I Encontro dos Polos Econômicos de PE realizado pela R.E.D.E Suape, com palestra da economista Tânia Bacelar. O evento promoveu o encontro entre dirigentes de empresas de Suape (PE) e polos econômicos do estado com agências de desenvolvimento e secretários executivos do Governo de Pernambuco.

A Forind Nordeste apresenta mais de 300 marcas distribuídas numa área de aproximadamente 25 mil metros quadrados. São esperados mais de 10 mil visitantes, entre engenheiros, técnicos, eletricistas, metalúrgicos, agrônomos e demais compradores do setor industrial. A feira contribui para consolidar e renovar a cadeia de fornecedores de máquinas do Nordeste, aproximando os pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais aos grandes grupos empresariais instalados na região Nordeste do Brasil.