AGCO e senai-sp inauguraram ontem, na Agrishow, escola móvel para manutenção de colhedora de cana
30-04-2015

Com o lançamento da maior carreta de treinamentos itinerantes da América Latina, Grupo AGCO amplia parceria com Senai-SP e leva capacitação profissional para pessoas interessadas em trabalhar na agroindústria
A Agrishow, que está sendo realizada na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e segue até o dia 1º de maio, é uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo. Por isso, a AGCO, líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, e o Senai-SP, referência em qualificação profissional, lançam, durante a 22ª edição do evento, a maior carreta de treinamento móvel da América Latina.
Com a nova escola móvel, o Grupo AGCO pretende capacitar profissionais para trabalhar com a moderna colhedora de cana BE1035, que conta com um aprimorado sistema de monitoramento – o único no Brasil que permite que a fábrica avalie o desempenho da colhedora no campo e indica as soluções preventivas ao cliente.
A oficina itinerante foi customizada em duas carretas conjugadas que, juntas, totalizam uma área de 180 m² dividida em: laboratórios, salas de aula e kits didáticos. Os kits são os sistemas da colhedora que permitem o treinamento em cada conjunto do maquinário, facilitando assim, o aprendizado de cada etapa de equipamento.
“A máquina é desmembrada e os principais sistemas divididos e conectados a uma cabine de onde são acionados os componentes. Desta maneira, os alunos podem conhecer os detalhes técnicos, as regulagens e todos os ajustes necessários para tirar o máximo de desempenho na colheita da cana”, esclarece Alexandre Landgraf, gerente de treinamento concessionárias AGCO Academy.
A carreta foi concebida para oferecer as melhores condições de aprendizado aos alunos, com equipamentos e instrumentais extremamente modernos, chegando o mais perto possível do funcionamento da colhedora de cana. “A proposta é capacitar a mão de obra e qualificar as equipes para atuarem nas partes operacional, mecânica e de manutenção preventiva e corretiva da máquina. Esse é o nosso principal objetivo, especialmente para atender a uma demanda das usinas de cana-de-açúcar, que necessitam de pessoal com conhecimentos funcionais e que estejam aptos a identificar eventuais falhas, realizarem a manutenção adequada e usarem corretamente a máquina”, explica Landgraf.
Uma das novidades que fará parte da oficina móvel refere-se à “bancada viva”, ferramenta que permitirá a realização de simulações sobre situações reais de diagnósticos em peças e componentes dos motores AGCO Power, que integram toda a linha de tratores da AGCO no Brasil. A proposta é permitir que as equipes que passarem pelas dinâmicas de treinamento se tornem capacitadas a identificar e solucionar problemas, pois essa é a realidade de quem está no dia a dia do campo.
Robustas, com alta tecnologia embarcada e configuradas para operar em situações adversas e de desgastes intrínsecos à lavoura da cana, o que inclui jornadas de 24 horas, as colhedoras demandam uma atenção especial. Por isso, Landgraf ressalta que ter mão de obra qualificada é fundamental para que a máquina esteja sempre em prefeitas condições de uso e operando em sua capacidade total. "Queremos oferecer um treinamento diferenciado com conteúdo para conhecimentos específicos e que deixe o participante em condições de fazer toda a manutenção da máquina, assim como identificar e dar uma resposta rápida na manutenção”, destaca o gerente.
Na maior carreta móvel de treinamentos da América Latina serão oferecidos os seguintes cursos:
Iniciação Profissional:
Auxiliar de Mecânico de Climatização de Máquinas Agrícolas
Qualificação Profissional:
Eletricista de Colhedora de Cana – com 100 horas de duração
Mecânico de Máquinas Agrícolas – com 150 horas
Aperfeiçoamento Profissional:
Eletro-hidráulica de Colhedora de Cana – com 100 horas de duração
Especialização Profissional:
Mecânico de Injeção Eletrônica Diesel – com 80 horas de duração
O principal objetivo da Escola Móvel para Colhedora de Cana é desenvolver capacidades técnicas e humanas inerentes à manutenção destes equipamentos, por meio de uma metodologia versátil e moderna, fundamentada nas necessidades recentes do mercado de trabalho.
“Os estudantes, dentro de um ambiente real e desafiador, terão a oportunidade de realizar atividades teóricas e práticas com acompanhamento de profissionais qualificados do Senai-SP e a utilização dos equipamentos do grupo industrial AGCO", declara Celso Taborda Kopp, gerente de assistência à empresa e à comunidade do Senai-SP.
A solicitação de treinamento na unidade móvel pode ser feita de duas maneiras: diretamente com o Senai-SP ou na secretaria da AGCO Academy, onde há um canal para atendimento ao cliente.
Quem pode participar dos treinamentos?
Não há pré-requisitos para a inscrição e a formação contempla desde a inicialização até a profissionalização. O treinamento será ministrado por um grupo de instrutores do Senai-SP.