Agroconsult estima safra de cana 2017/18 em 620 milhões de t, alta de 2,5%
03-04-2017

A Agroconsult estima que as usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil processarão 620 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2017/18, cujo início oficial é amanhã. O volume representa aumento de 2,5% ante o ciclo 2016/17. Quanto aos produtos, a consultoria prevê fabricação de 37,1 milhões de toneladas de açúcar (+4,1%) e 25,9 bilhões de litros de etanol (+1,3%). "A safra é muito parecida com a de 2016/17. Ela é um pouquinho melhor em termos de produtividade, um pouquinho menor em área, e um pouquinho maior em volume total", disse à reportagem o sócio-analista da Agroconsult, Fabio Meneghin.

De acordo com ele, "as chuvas foram muito boas nesse período de primavera e verão (entressafra)". "Quase nenhuma região registrou déficit significativo (de umidade), todas ficaram acima da média", disse, referindo-se ao momento de desenvolvimento fisiológico dos canaviais. Ainda segundo ele, o risco de florescimento das plantações, fator que reduz a produtividade, "é bem baixo neste ano".

Houve, também, melhora no trato das lavouras, com compras recordes de adubo em São Paulo no ano passado. Mas, apesar disso, a planta que será colhida em 2017/18 tende a ser mais velha, devido à baixa taxa de renovação nas últimas temporadas. "O fator que puxa para baixo (a safra) é a baixa taxa de renovação nos últimos anos e o próprio envelhecimento do canavial", resumiu.

Por fim, Meneghin comentou que a recuperação da rentabilidade do setor ainda é recente, de modo que as dificuldades entre as usinas persistem. "O endividamento ainda é alto, então o setor ainda está se curando das feridas dos últimos oito anos."