Ainda há tempo para se inscrever no Prêmio Época Empresa Verdevoltar

Publicado em : 06/07/2017
Ainda há tempo para se inscrever no Prêmio Época Empresa Verde

Empresas, instituições e organizações não-governamentais ligadas ao setor sucroenergético têm até o dia 17 de julho para garantir participação no Prêmio ÉPOCA Empresa Verde 2017, que há dez anos destaca as melhores práticas e projetos ambientais promovidos no Brasil. Para o diretor Executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão de Sousa, trata-se de uma ótima oportunidade para as companhias e demais agentes da cadeia produtiva da cana demonstrarem suas ações e o compromisso deste segmento com o meio ambiente.

“A sustentabilidade está no DNA do nosso setor. Para dar exemplos pontuais de importantes conquistas nesta última década, cito o fato de a indústria canavieira, de forma voluntária, ter praticamente eliminado o uso de fogo nos canaviais e realizado a proteção e recuperação de mais de 200 mil hectares de matas ciliares e 8.230 nascentes, apenas no Estado de São Paulo”, explica o executivo mencionando resultados do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, acordo tripartite (governo/produtores/fornecedores) assinado em 2007.

Em nova fase de vigência, a iniciativa, agora chamada de Protocolo Etanol Mais Verde, terá ações que visam superar os desafios advindos da mecanização da colheita da cana, entre os quais o manejo do solo e o controle de pragas, além de consolidar as melhores práticas ambientais e de produção no setor paulista, como a proteção e recuperação de matas ciliares referidas pelo diretor da UNICA. (saiba mais)

O Prêmio

Criado pela Revista ÉPOCA e pela consultoria internacional PricewaterhouseCoopers (PWC), o Prêmio Empresa Verde, com seis categorias para os setores de serviços, indústria e finanças, terá uma novidade este ano: também reconhecerá ações que tenham contemplado mais de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem temáticas diversificadas como a erradicação da fome, educação de qualidade, igualdade de gênero e consumo consciente.

Após realizar inscrição, os interessados devem responder um questionário sobre temas como uso de matérias-primas renováveis, eficiência energética, impacto dos negócios na biodiversidade, destinação de resíduos, entre outros assuntos relevantes ao meio ambiente. Além disso, os participantes têm de apresentar um breve relato de casos de sucesso em projetos implantados no País em 2016, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. O material para preenchimento das informações deverá ser solicitado no e-mail premio.epoca.empresa.verde@gmail.com.

Os projetos serão avaliados pela PWC e por um grupo de notáveis formado pelo vice-presidente do Grupo Globo, José Roberto Marinho, o economista Sérgio Beserman, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Luis Gylvan Meira, o diretor de Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI) José Augusto Fernandes, e a diretora do World Resourses Institute Brasil, Rachel Biderman. Os vencedores deverão ser anunciados em outubro e terão seus projetos e ações em destaque na Revista ÉPOCA.

Tudo sobre a iniciativa, resultados de edições anteriores, histórias dos premiados e conteúdo editorial referente ao tema meio ambiente estão disponíveis para consulta no Blog do Planeta.

 


Fonte: Unica
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •