Ajustando a quantidade de muda usada, os ganhos do plantio mecânico superam os do manual
03-11-2015

Para José Olavo Bueno Vendramini, gerente de Desenvolvimento Técnico da Guarani, um bom planejamento é essencial para um plantio bem feito. “Além de se certificar que todas as questões técnicas foram contempladas e se buscou a excelência operacional”, diz Olavo, lembrando que a Guarani realiza o plantio de suas áreas de fevereiro a maio.

Segundo ele, não há dificuldade para se fazer um plantio bem feito, e sim a necessidade de compreensão de que houve mudanças neste processo. “Antigamente plantávamos manual e hoje plantamos mecanicamente. Tal prática, para ser bem sucedida, depende de um entendimento do sistema de forma muito mais abrangente que na prática anterior.”
Por isso, para ele, o maior obstáculo para um plantio bem feito é o entendimento do sistema de plantio, além do engajamento em todas as atividades agrícolas.

MÁQUINAS
O plantio mecanizado em si não é um “adversário” do produtor que quer plantar da melhor maneira. “Mas suas particularidades devem ser entendidas e respeitadas. Caso contrário, podemos nos deparar com alguns problemas inerentes à atividade.”
Para aperfeiçoar as operações mecanizadas de plantio, a Guarani tem investido no desenvolvimento de pessoas, além de buscar o aperfeiçoamento das máquinas, com o objetivo de extrair o melhor da tecnologia.
Para ele, a principal desvantagem do plantio mecânico frente ao manual é a maior quantidade de muda utilizada. “Ajustando este ponto, os ganhos do plantio mecânico superam o manual.” No entanto, Olavo acredita que nos próximos anos o setor verá mais uma transformação no sistema de plantio, pois “hoje vêm se desenvolvendo algumas tecnologias como MPB (muda pré-brotada), sementes de cana, que com certeza irão agregar para o nosso negócio”.
Um plantio bem feito é o tema da matéria de capa da edição de outubro da Revista CanaOnline. Confira!

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.