Além de mais fibra, cana-energia também tem açúcar
11-09-2015

Para quem pensa que cana-energia não tem açúcar, Luís Cláudio Rúbio, um dos sócios da Vignis,informa que as variedades desenvolvidas pela empresa têm sim e se for pensar em toneladas de cana por hectare, a cana-energia tem mais açúcar que a cana convencional. Mas o açúcar da cana-energia é para a produção de etanol de 1ª geração, não açúcar.

Diferentemente da cana-de-açúcar que apresenta declínio na produção a partir do primeiro corte, na cana-energia, informa Rúbio, a touceira vai aumentado, em decorrência dos rizomas. É realizado o plantio combinado com o espaçamento de 1,80m x0,80m, a cana vai ocupando as entrelinhas, no terceiro corte, o espaçamento já está em 1,20 metro. A produtividade estaciona, quando as touceiras se encontram. A expectativa em relação a longevidade do canavial é de 10 anos. Como o genoma da cana-energia tem a participação maior de ancestrais mais rústicos, ela é mais resistente, de modo geral, às doenças que a cana-de-açúcar. E Rúbio lembra: “A cana-energia é cana, já conhecemos suas doenças e pragas.” A primeira safra comercial de cana-energia do Brasil, realizada pela Vignis está em ritmo acelerado em Goiás.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br