Aplicação em taxa variável alavancou produtividade de canavial da região de Rio Brilhante/MSvoltar

Publicado em : 31/10/2017
Aplicação em taxa variável alavancou produtividade de canavial da região de Rio Brilhante/MS
Gráfico de TCH Médio da Fazenda Lageado, do produtor João Bosco

No oitavo corte, produtor consegue produtividade de 106 toneladas em sua área de 500 hectares com cana

João Bosco Britto Fernandes é um tradicionalmente produtor de grãos e pecuária, mas há dois anos, virou também produtor canavieiro. Adquiriu um canavial já estabelecido (área de 500 hectares), na região de Rio Brilhante, MS. O problema era que a lavoura, já em sexto corte, mostrava sinais de fadiga, com uma produtividade de 74 TCH.

Em vez de reformar a área e implantar um canavial do zero, Fernandes preferiu tratá-la. A empreitada deu certo e, nesta safra, no oitavo corte, a produtividade dos mesmos 500 hectares foram de 106 TCH.

Segundo ele, um dos segredos de seu sucesso foi a utilização de técnicas de agricultura de precisão, principalmente a aplicação de insumos em taxa variável. “Contratei uma empresa que utiliza um quadriciclo para realizar amostragens de solo em grade. Após a operações, eu recebo um mapa de fertilidade que indica a necessidade de calcário, gesso, potássio e fósforo da minha propriedade subdividida em pequenas áreas. Com essas informações em mãos, consigo aplicar os insumos a taxas variáveis, levando em conta cada particularidade do terreno.”

Utilização de cultivadores, que fazem a adubação e cultivo nas socarias, e de micronutrientes também foram fatores essenciais para o incremento de produtividade em seu canavial. “São tecnologias caras, mas que se pagam facilmente em função de um expressivo aumento de produção.”

Veja matéria completa na editoria Produtores de Cana, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •