Aplicação em taxa variável é garantia de um canavial mais produtivo
21-02-2017

A tecnologia consiste, basicamente, em colocar mais onde precisa de mais e menos onde precisa de menos

Embora a maioria dos produtores e usinas canavieiras a descrevam apenas como o uso do piloto automático nas operações de campo, a Agricultura de Precisão (AP) nasceu como uma postura gerencial que considera a variabilidade espacial para maximizar o retorno econômico e minimizar os efeitos ao meio ambiente.

Ocorre que os solos de uma propriedade agrícola nem sempre apresentam uma composição uniforme, sendo que os mesmos podem apresentar áreas de diferentes características físico-químicas e necessitar de quantidades diferenciadas de corretivos agrícolas. Assim, com o avanço das técnicas de AP já é possível criar, através da amostragem de solo em grade, mapas de fertilidade, que irão indicar a necessidade de calcário, gesso, potássio e fósforo da propriedade subdividida em pequenas áreas. Com essas informações em mãos, o produtor consegue aplicar os insumos a taxas variáveis, levando em conta cada particularidade do terreno. A tecnologia consiste, basicamente, em colocar mais onde precisa de mais e menos onde precisa de menos.

Entre os benefícios da tecnologia, está o uso mais racional de insumos, que pode chegar a uma economia média de 30%. Além disso, há um aumento do potencial produtivo do solo e uma produção maior e de mais qualidade.

Entretanto, mesmo com tantos benefícios, a aplicação de insumos a taxas variáveis é uma técnica pouco adotada pelos produtores canavieiros, que continuam a corrigir seus solos de maneira uniforme, sem que sejam levadas em consideração essas particularidades. Já a soja, por outro lado, tem sido muito mais receptiva a questão da variabilidade, o que pode explicar os constantes aumentos de produtividade registrados pela cultura ao longo dos últimos anos.

Para que os profissionais da agroindústria canavieira consigam aproveitar melhor as vantagens da Agricultura de Precisão na cana-de-açúcar, o tema será um dos destaques do 19°Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, produzido pelo Grupo IDEA, figurando como o maior seminário do mundo sobre mecanização canavieira.

Serviço:
19°Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar
Data: 29 e 30 de março de 2017
Local: Centro de Eventos Taiwan - Ribeirão Preto/SP
Contato: 16 3211-4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/19-seminario-sobre-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar