Aplicação localizada de vinhaça aumenta a produtividade e a longevidade dos canaviais da Pedra Agroindustrial
14-10-2022

Nesta safra 22/23, aproximadamente 80% dos canaviais da Pedra Agroindustrial receberam adubação por meio da aplicação localizada de vinhaça e a expectativa é que na próxima safra essa porcentagem atinja 90%

A técnica de adubação que consiste em aplicar a vinhaça abundante em potássio e enriquecida com adubos minerais diretamente na linha da cana-de-açúcar, foi introduzida em larga escala nas unidades da Pedra Agroindustrial na safra 2019/20 e teve como principal finalidade otimizar a utilização deste subproduto obtido na fabricação do etanol, aumentando a eficiência do manejo nutricional e, por consequência alavancando a produtividade no campo.

Enquanto a aplicação da vinhaça através de asperção demandava uma vazão entre 150 a 350 m³ por hectare, a aplicação localizada necessita somente de 15 a 50 m³ por hectare, ocorrendo em até oito linhas de cana simultaneamente. Além do menor consumo de vinhaça, percebeu-se outras vantagens, como: o uso dessa técnica faz com que maior volume de adubo organomineral atinja o local exato do sistema radicular da planta, facilitando e acelerando a sua absorção.

“Constatamos que a vinhaça enriquecida com adubos minerais contribuiu para o aumento do perfilhamento, reduziu a necessidade da utilização do Cloreto de Potássio (KCl) e aumentou respectivamente o TCH (toneladas de cana por hectare e o ATR (Açúcar Total Recuperável). Um impacto positivo na produtividade”, afirmou o Coordenador Técnico Agronômico da Usina da Pedra, Fernando Mazer.

No período de estiagem, entre julho e setembro, é quando a aplicação localizada de vinhaça apresenta os melhores resultados. Nesta safra 22/23, aproximadamente 80% dos canaviais da Pedra Agroindustrial receberam adubação por meio da aplicação localizada de vinhaça e a expectativa é que na próxima safra essa porcentagem atinja 90%.

Fonte: Jornal Observador – publicação da Pedra Agroindustrial