As vantagens da Meiosi com Crotalária e MPB
07-06-2017

Para o pesquisador da APTA, Denizart Bolonhezi, a C. spectabilis é a que mais se ajusta neste sistema

As Crotalárias também podem ser utilizadas em outros sistemas de produção, como no caso da Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), que voltou com força no setor após a disseminação da agricultura de precisão e a chegada das Mudas Pré-brotadas (MPB) ao mercado. Para aqueles que desconhecem, nesse sistema o produtor intercala algumas linhas de MPB com outras culturas. O objetivo é tombar uma cana já sadia em solos revigorados, turbinando, dessa forma, seu desempenho.

Entre as culturas que podem ser utilizadas em consórcio com a cana na Meiosi, a Crotalária se destaca. As vantagens são as mesmas vistas quando usadas em áreas de renovação de canavial, como proteção do solo desnudo, descompactação em profundidade, impacto na população de nematóides e incorporação de nitrogênio e matéria orgânica.

O gerente de marketing para a plataforma Plene da Syngenta, Guilherme Lacava de Moura, afirma que as espécies de Crotalária utilizadas normalmente no sistema de plantio convencional (juncea, spectabilis e ochroleuca) apresentarão as mesmas vantagens e dificuldades na Meiosi. Na visão do professional, a C. ochroleuca é a mais indicada, pois “ela não cresce tanto e nem fica tão fibrosa quanto a C. juncea e também não cresce tão devagar quanto à C. spectabilis”.

Já para o pesquisador da APTA, Denizart Bolonhezi, a C. spectabilis é a que mais se ajusta neste sistema, em função, principalmente, de sua baixa estatura, que não sombreará as linhas de cana, como ocorre quando a C. juncea é plantada. “Além disso, a dificuldade de manejo da C. juncea acaba inviabilizando sua utilização em áreas de Meiosi. Já no caso da C. spectabilis, o manejo é mais fácil, sendo que a dessecação, ás vezes, não é nem mesmo necessária. O próprio tráfego do trator e do equipamento acaba quebrando a planta e deixando-a sobre a entrelinha da cana.”

Com relação ao plantio, o gerente de marketing para a plataforma Plene da Syngenta ressalta que, primeiramente, deve-se plantar as mudas pré-brotadas, preferencialmente nos meses de julho a outubro, deixando um espaço entre as linhas que, posteriormente, receberá a Crotalária. Entretanto, Moura alerta que o planejamento do plantio das mudas de cana deve considerar, principalmente, a taxa de multiplicação buscada e a época de desdobra da lavoura comercial.

Já a Crotalária, segundo ele, deve ser plantada no início do período chuvoso, ou seja, a partir de setembro, para que se tenha um bom stand de plantio. O solo que receberá a leguminosa, caso necessário, poderá estar tratado com gesso, calagem e outros corretivos.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.