As vantagens do plantio automatizado de cana
17-01-2017

Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, da DMB, líder de mercado
Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, da DMB, líder de mercado

Boas práticas e o uso de plantadora automatizada melhoram muito o desempenho da operação

Alinhamento do plantio com piloto automático, qualidade da sulcação e da cobertura estão entre benefícios da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada

Nas oito fazendas do produtor de cana Anselmo Dimas Ferrari, situadas num raio de 100 km de São José do Rio Preto, SP, todas as distribuidoras de cana foram encostadas. “Passamos a utilizar totalmente no nosso plantio a Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas”, relata Anselmo, que é diretor da Agro FCM. “Achamos a máquina confiável e com realização satisfatória do plantio”, avalia.

Entre os benefícios possibilitados pela plantadora automatizada DMB, Anselmo destaca o alinhamento do plantio com piloto automático, a qualidade da sulcação e da cobertura, a maneira como distribui os toletes – em posição e quantidade satisfatórias – e a obediência ao trator.

Outro fator positivo é a qualidade da germinação. O canavial mostra que o plantio é bem-feito, o nascimento é rápido, perfilha muito bem, tem poucas falhas e quando tem falha nem sempre é culpa da plantadora, mas de um agente externo. “A máquina executa um ótimo serviço, que permite a formação de um bom estande.”

Para o produtor, a plantadora automatizada DMB realiza um plantio dentro do padrão de qualidade requisitado pela Agro FCM. “Se não tivesse dentro deste padrão, se fosse comprometer a produtividade, não iríamos usar”, afirma Anselmo.

Atualmente, a Agro FCM já conta com 12 plantadoras, mas, para 2017, o plano é de aquisição de duas novas máquinas. De acordo com Anselmo, vale a pena investir na PCP 6000 Automatizada. Além dos benefícios já elencados, ela possibilita a economia de várias operações. “Comparando com a distribuidora, elimina um terço dos tratores e do pessoal que trabalha. Também dispensa a sulcação anterior. Portanto, resume todas as operações numa só. O desafio foi aprender a trabalhar com a máquina para tirar dela tudo o que pode proporcionar.”

Abaixo seguem algumas informações que sintetizam as vantagens da plantadora automatizada, tabuladas a partir do uso do equipamento nas propriedades da Agro FCM:
- consumo de mudas médio com a plantadora automatizada da DMB: 14 t/ha;
- consumo de mudas médio anterior com a distribuidora de cana: 19 t/ha;
- redução de 2 operadores e 2 tratores;
- melhor logística e sem preocupação com sincronismo entre as operações de sulcação, distribuição de mudas e fechamento do sulco por se resumir numa operação única;
- frota de 12 plantadoras e intenção de compra de mais duas para o próximo plantio;
- germinação mais uniforme, melhor estande de plantas e melhor perfilhamento;
- expectativa de maior longevidade do canavial;
- maior facilidade da operação quebra-lombo pelo menor lombo deixado pela plantadora.

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.