Até o momento, seis cultivos possuem variedades transgênicas comercializadas no Brasil
23-08-2017

A Soja foi a primeira cultura a ter aprovação de uma variedade geneticamente modificada, isso em 1998
A Soja foi a primeira cultura a ter aprovação de uma variedade geneticamente modificada, isso em 1998

Ao longo de mais de 20 anos, diversos países já aprovaram algum tipo de transgênico

ALTHA20BT, lançada pelo CTC, é apenas a primeira de muitas variedades geneticamente modificadas de cana que devem chegar ao mercado já nos próximos anos. Diversos centros de pesquisa, como a RIDESA, Embrapa e o IAC, trabalham para lançar seus materiais, com as mais variadas características, num futuro próximo.

Ao longo de mais de 20 anos, diversos países já aprovaram algum tipo de transgênico. No Brasil, a primeira aprovação ocorreu em 1998. Na ocasião, os membros da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deram sinal verde para a comercialização de uma variedade geneticamente modificada de soja. Desde então, mais cinco culturas tiveram materiais transgênicos liberados, sendo elas o algodão em 2005, o milho em 2007, o feijão em 2011, o eucalipto em 2015 e a cana-de-açúcar em 2017.

Num futuro próximo, a expectativa é que diversas outras culturas também tenham suas pesquisas concluídas e seus cultivares transgênicos aprovados. É o caso do arroz, da banana, da beterraba, da laranja, do mamão, da mandioca, da berinjela e da abobrinha.

Veja matéria completa na editoria Especial Inovações na edição 45 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline