Atenção para o espaçamento da falha no canavial quando for replantar com MPB
02-06-2017

Momento ideal para replantar falhas de soqueira é até 30 dias após o corte, salienta Degaspari
Momento ideal para replantar falhas de soqueira é até 30 dias após o corte, salienta Degaspari

Replantio deve ser feito em falhas maiores que 1,60 m e com distância de 80 cm entre as mudas e as touceiras remanescentes

Outra porta que se abre com a chegada das mudas pré-brotadas (MPB) ao mercado é a possibilidade de utilizá-las para o replantio de falhas em soqueira. Nilton Degaspari, gerente da BASF, orienta sobre como realizar corretamente esta operação, utilizando as mudas pré-brotadas AgMusa™. Um procedimento que, segundo Degaspari, além de ser barato, resultará em maior produtividade e longevidade do canavial.

O profissional da BASF explica que o replantio em soqueiras deve ser feito em até 30 dias após a colheita e em falhas maiores de 1,60 m, devido à alta competição que se estabelecerá entre a touceira remanescente e as mudas que serão introduzidas. “Se a touceira remanescente crescer muito, haverá uma competição muito grande na hora de introduzir a muda pré-brotada naquela falha.”

Além disso, Degaspari afirma que deve haver uma distância mínima de 80 cm entre cada muda e entre a muda e a touceira já estabelecida, pois o sombreamento afetará o desenvolvimento, que será deficitário. “Desse jeito, a nova touceira irá se desenvolver da forma que desejamos.”
Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.