Bioeletricidade e biogás serão debatidos em seminário na Fenasucro & Agrocana 2023
10-08-2023

Na Fenasucro & Agrocana deste ano, a maior feira mundial do setor sucroenergético,  representantes de instituições, de associações e de usinas produtoras de bioeletricidade se encontrarão para discutir a transição energética e o papel do biogás e da bioeletricidade produzida a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

O encontro será presencial e acontecerá durante o tradicional Seminário sobre Bioeletricidade e Biogás, promovido há 13 anos pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e pela RX Brasil, no Auditório Fenasucro do Centro de Eventos Zanini, na cidade de Sertãozinho (SP), no dia 16 de agosto de 2023, das 14h às 17h.

Neste ano, o Seminário terá por tema "A Bioeletricidade e o Biogás na Transição Energética", contando com dois painéis de discussão sobre bioeletricidade e biogás e a presença de importantes especialistas de usinas produtoras de bioeletricidade, instituições e associações para debater o tema.

A participação no evento será gratuita, necessitando-se apenas estar inscrito na Feira, para ter acesso ao Auditório, que está localizado dentro do recinto da Feira. O credenciamento na Feira pode ser feito no seguinte link: https://www.fenasucro.com.br.

UNICA e CCEE homenagearão usinas, comercializadoras e consumidores no Seminário

Durante o Seminário "A Bioeletricidade e o Biogás na Transição Energética",  as usinas produtoras de bioeletricidade da cana-de-açúcar, as comercializadoras e os consumidores livres detentores do Selo Energia Verde UNICA/CCEE serão homenageados com a entrega de um quadro homenagem por representante da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Com a recente adesão do grupo Tereos Açúcar e Energia Brasil, um total de 63 usinas sucroenergéticas já recebeu o Certificado Energia Verde – Edição 2023, emitido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), no âmbito do Programa de Certificação da Bioeletricidade, idealizado pela Associação em parceria com a CCEE, contando com o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Neste ano, já obtiveram o Certificado Energia Verde unidades dos seguintes grupos econômicos: Cerradinho Bioenergia, Cofco International Brasil, Adecoagro, Viterra Bioenergia, Viralcool Bioenergia, Cocal Energia Responsável, Alta Mogiana, Bunge Açúcar e Bioenergia, Atvos Agroindustrial, Diana Bioenergia, Grupo Balbo, Umoe Bioenergy, Grupo São Martinho, Colombo, Pitangueiras, Pedra Agroindustrial, Usina Batatais, Lins Agroindustrial, Usina S. Manoel, Alto Alegre, Santa Adélia e Tereos.

Para Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da UNICA, ao longo de 2023, essas 63 usinas certificadas devem produzir um total de 12 mil GWh em 2023, equivalente a duas vezes a geração com carvão mineral no ano passado ou a atender mais de seis milhões de unidades consumidoras residenciais no ano, além de evitar a emissão estimada de 2,5 milhões de tCO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 17,3 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos. 

Do lado das comercializadoras, obtiveram o Selo Energia Verde, até o momento, Itaú Unibanco, Nova Energia, 2W Ecobank, Capitale Energia, Safira Varejo, Skopos, Casa dos Ventos e Migratio, além de um consumidor no mercado livre, a Motorola Mobility, totalizando 72 agentes do setor elétrico detendo a importante certificação.

Criado em 2015, o Certificado Energia Verde é concedido anualmente, sem custo, a usinas produtoras de bioeletricidade associadas à UNICA que cumprem requisitos de geração renovável e de eficiência energética e a comercializadoras que comprem energia das usinas certificadas. A partir daí, consumidores que adquirem a energia diretamente dessas usinas ou das comercializadoras certificadas, no mercado livre, podem solicitar o Selo Energia Verde, sem custo, desde que cumpram as Diretrizes do Programa.

União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia

Zilmar Souza - Bioeletricidade