Cana-energia poder ser plantada em áreas com baixa aptidão agrícola e mesmo assim apresenta alta produtividadevoltar

Publicado em : 03/10/2017
Cana-energia poder ser plantada em áreas com baixa aptidão agrícola e mesmo assim apresenta alta produtividade
Centro de desenvolvimento da Vertix da Granbio em Alagoas

Sua rusticidade permite ainda outros ganhos: a planta exige menos água e menos insumos para crescer

As variedades Vertix de cana-energia da Granbioestiveram entre os destaques do11º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto, SP, nos dias 27 e 28 de setembro. Por serem desenvolvidos a partir do cruzamento de espécies ancestrais e híbridos comerciais de cana-de-açúcar, os materiais de cana-energia são mais robustos, com maior teor de fibra e potencial produtivo, ideal para fabricação de biocombustíveis e bioquímicos de segunda geração e para geração e/ou cogeração de energia elétrica.

Para o diretor de tecnologia agrícola da GranBio, José Antônio Bressiani, uma das maiores vantagens é o fato de a cana-energia poder ser plantada em áreas com baixa aptidão agrícola, o que permite a exploração de regiões desfavorecidas, o aumento da produtividade por hectare, além de não competir com a produção de alimentos. Sua rusticidade permite ainda outros ganhos: a planta exige menos água e menos insumos para crescer. “Tudo isso, aliado a uma alta produtividade, faz da cana-energia uma das matérias-primas mais competitivas, atualmente.”

Durante o evento, a Granbio apresentou, ainda, seus dois novos materiais - Vertix 3 e a Vertix 4 -, ambos adaptados à mecanização. Bressiani explica que a Vertix 3, voltada a produção de etanol 1G, alcança 115 kg ART/t de biomassa e possui 21% de fibra/t de biomassa. Já a Vertix 4, apropriada para a cogeração de energia elétrica, possui alta quantidade de rizomas e alcança 84 kg ART/t de biomassa e 24% de fibra/t de biomassa.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •