Cana gera 50% dos empregos do Vale do Ivinhema e intensifica capacitações
25-04-2014

Nova Andradina, reconhecida pelo potencial no desenvolvimento da pecuária de Mato Grosso do Sul, junto com outros nove municípios que formam a região do Vale do Ivinhema, deram espaço para o plantio de cana-de-açúcar e se tornam referência no setor sucroenergético que atualmente responde por 50% dos empregos gerados na região. Diante da demanda por capacitação do setor que aumenta junto com a movimentação econômica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) e seus parceiros certificaram 95 trabalhadores das usinas da região nesta quarta-feira (23), na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Fabricação de Açúcar e Álcool (Stifana).

Foram seis turmas capacitadas com trabalhadores interessados nas atualizações oferecidas pelo curso de tratorista agrícola e que deverão desempenhar as funções aprimoradas em parte dos 10 municípios do Vale do Ivinhema, região que ocupa segunda colocação no ranking da produção de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Stifana, Alcemir Remelli, as capacitações no setor sucronergético, além de favorecerem os trabalhadores refletem no desempenho das usinas. “Acompanhamos casos de pessoas que sequer sabiam sobre o funcionamento de uma máquina e após participar do curso se tornaram profissionais qualificados. Essa capacitação proporciona oportunidade ao participante e ao mercado que passa a contar com pessoas habilitadas”, avalia Remelli ao citar que há oportunidades de trabalho, e que está escassa a mão-de-obra apta.

Entre os capacitados que consideram a evolução profissional após o curso de tratorista agrícola está Márcia Regina da Silva. Natural do Mato Grosso trabalhava como vendedora e viu em Mato Grosso do Sul a oportunidade de mudar de ramo, atuando na indústria sucroenergética. “O curso mudou meu desempenho profissional, estou mais segura e também aprendemos muito além da parte de operação das máquinas, como o conteúdo de empreendedorismo que considero de grande relevância”, considera Márcia.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson dos Santos, parcerias como esta, levam sempre ótimos resultados aos trabalhadores rurais. “Nosso objetivo é de que assim como os trabalhadores, o homem do campo esteja cada vez mais”, enfatiza.

As qualificações em Nova Andradina foram desenvolvidas pelo Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural, Stifana, Usina Santa Helena e Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Participaram da cerimônia de certificação, a consultora do Senar/MS, Vanusa Borges, o presidente do Stifana, Alcemir Remelli, o diretor secretário da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema, Edilson Nantes, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Hemerson Israel dos Santos e o representante da Usina Santa Helena, Paulo Gonçalves.