Cana: Mato Grosso do Sul registra geadas pelo 3º dia seguido, diz Udop
21-07-2017

Produtores de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul registraram, pelo terceiro dia seguido, geadas em suas lavouras. Segundo informações da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), entidade que reúne usinas produtoras de açúcar e etanol, os relatos apontam para ocorrências na madrugada desta quinta-feira, 20, de menor intensidade em comparação às ocorridas na véspera. No entanto, todas as regiões produtoras foram atingidas.

A geada desta quarta-feira, 19, foi considerada de forte intensidade e houve relatos do fenômeno em 16 das 20 usinas do Estado. Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de cana do País e estimava colher 51,4 milhões de toneladas na atual safra. Os prejuízos devem ser mensurados em até duas semanas.

As geadas em canaviais atingem as folhas e prejudicam o desenvolvimento das plantas. Com isso, lavouras precisam ser colhidas antecipadamente, perdendo produtividade. Já nas plantas colhidas para o processamento na atual safra e que aguardam a rebrota para o próximo período, em 2018, o impacto deve ser pequeno.