Cana Transgênica do CTC apresenta alta eficiência no controle da brocavoltar

Publicado em : 02/10/2017
Cana Transgênica do CTC apresenta alta eficiência no controle da broca
“Nas áreas avaliadas, houve um ganho de 10% de tonelada de cana por hectare (TCH)”, disse Ronaldo.

Nas primeiras áreas avaliadas, a variedade CTC 20 Bt obteve um índice de eficiência de 98,5%

O 11º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto, SP, nos dias 27 e 28 de setembro,reuniu cerca de 400 pessoas, entre produtores de cana, profissionais de usinas, pesquisadores, consultores e executivos de empresas ligadas ao segmento.

Um dos destaques do evento foi a seção reservada aos programas de melhoramento genético, que apresentaram suas recém-lançadas - e também as futuras - variedades de cana-de-açúcar, que prometem devolver a competividade ao setor sucroenergético nacional.

Os benefícios proporcionados pelo plantio da variedade transgênica CTC 20 Bt, resistente à praga mais relevante da cultura - a broca-da-cana (Diatraeasacharalis) - foram abordados pela equipe do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Essa variedade de cana geneticamente modificada – a primeira do mundo – promete proporcionar ganhos financeiros significativos para usinas e produtores, já que a broca causa prejuízo de R$ 5 bilhões por safra.

A eficiência da cana transgênica nas primeiras áreas avaliadas obteve um índice de 98,5%. “É quase 100%. Em áreas de alta pressão, há um ou outro dano de broca”, afirma o gerente de marketing do CTC, Ronaldo Onosaki. Nos experimentos realizados, o índice de infestação na cana geneticamente modificada ficou em 0,14%, enquanto o da cana convencional em 7,6%.

O aumento da produtividade é outro dado importante. “Nas áreas avaliadas, houve um ganho de 10% de tonelada de cana por hectare (TCH). Nas canas convencionais, a média de produtividade foi 95 TCH, enquanto que, nas áreas da 20Bt, o número foi de 105 TCH”, revela Onosaki.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •