Canaviais enfrentam o avanço das 3MI’s
08-07-2014

As novas características que tomam conta dos canaviais fizeram com que certas plantas daninhas encontrassem nas lavouras um novo ambiente, mais favorável a sua proliferação. A mamona, por exemplo, era quase inexistente em 2005. Hoje, ela é facilmente encontrada nos canaviais. A Mucuna, Merremias e Ipoméias seguiram pelo mesmo caminho, registrando um crescimento assustador nos últimos anos. Chamadas de 3MI’s, essas daninhas são motivo de preocupação constante por parte dos produtores brasileiros. 

A mucuna, por ser de crescimento rápido e possuir grande quantidade de massa verde para cobertura do solo, pode ocupar rapidamente áreas, provocando competição por água, luz e nutrientes, tornando-se uma planta que pode provocar interferências na produção. Já a mamona, por conter folhas (grandes), tem boa habilidade de sombrear as espécies cultivadas, ocasionando perdas de produtividade. Além disso, os frutos da espécie eclodem e lançam as sementes a longas distâncias, colaborando com sua disseminação.

As merremias e ipoméias, conhecidas como corda-de-viola, são espécies de hábito trepador, que podem acarretar sérios problemas à colheita mecanizada, já que “embucham” as máquinas e impedem que a colheita seja normal.

A Jalles Machado, localizada no município de Goianésia, na Região do Vale do São Patrício GO, é uma das usinas que tem enfrentado problemas com relação à merremia e mamona, plantas daninhas que, segundo o gestor de tratos culturais, Ighor Rafhael Cruvinel, são de difícil controle e de grande impacto negativo no processo produtivo. “Essas daninhas são agressivas e podem provocar tanto prejuízo na produtividade do canavial quanto em perda de rendimento operacional, já que elas apresentam o hábito de surgir em ‘reboleiras’, abafando, dessa forma, o canavial ali presente, reduzindo a produção”.

Veja matéria completa na editoria Herbishow na edição de junho da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br