Carro elétrico só é verde se a energia que o abastece for renovável
09-09-2016

Energia proveniente de fontes fósseis não deixa o carro elétrico verde

Em junho deste ano, a Toyota realizou um grande evento de lançamento do Novo Prius no Brasil. Trata-se do modelo referênciados veículos movidos exclusivamente ou parcialmente a motor elétrico.

Em todo o mundo, há nada menos que quase 10 milhões de Prius comercializados no mundo. Trata-se do modelo mais popular entre os veículos elétricos e híbridos no planeta.O investimento na tecnologia faz parte de um plano em escala mundial de metas da Toyota para reduzir emissões de gases estufa a níveis próximos de zero até 2050. O primeiro objetivo é chegar a vendas anuais de 1,5 milhões de híbridos ao ano, com total de 15 milhões até 2020.

O desempenho no Brasil ainda é muito baixo: a frota brasileira de Prius é 0,01% da global, sendo que nosso mercado automotivo está entre os 10 maiores do mundo. No Brasil, a montadora espera que nos próximos cinco anos, 30% de suas vendas sejam de carros verdes, algo como 50 mil dos 170 mil veículos comercializados ao ano.

Apesar dos benefícios de rodar mais de 800 quilômetros por tanque, a briga é com seu valor de mercado, que leva um carro híbrido ou elétrico para longe dos patamares competitivos no mercado brasileiro.

Os mais de 20 modelos desses veículos vendidos no país não saem por menos de R$ 120 mil — preço esse do próprio Prius —, sendo que poderiam custar menos que a metade do preço se aplicada uma política de impostos competitiva. Há movimento para que haja isenção de impostos para o carro elétrico, sob a alegação de ser um “veículo verde”.

Há pouco mais de dois anos, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), promulgou um projeto de lei que dava incentivos aos proprietários de carros elétricos e híbridos da capital paulista. Entre os benefícios aos carros com preço abaixo de R$ 150 mil está a isenção de metade do IPVA, parte que cabe ao município.

No entanto, especialistas salientam que o carro elétrico só pode ser considerado “verde” se a energia que o abastece for proveniente de uma fonte alternativa, como a biomassa, eólica e solar. Se for gás, carvão ou petróleo, o carro elétrico é “sujo”. Verde mesmo é o carro movido a etanol.
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.