Célula de combustível faz com que minivan da Nissan faça mais de 20 quilômetros com litro de etanol
18-10-2016

A Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, que acontece em 17 e 18 de outubro, na capital paulista, recebe um protótipo desenvolvido pela Nissan, que pode ser abastecido 100% por etanol para carregar uma bateria de 24kWh, o que permite fazer mais de 20 quilômetros por litro de etanol.

Como o tanque tem 30 litros, a autonomia é superior a 600 quilômetros. A célula de combustível extrai o hidrogênio do etanol de cana e depois esse gás vai alimentar o motor.

O etanol utilizado pode ser puro ou 55% misturado com água, que não haverá perda de potência. A velocidade máxima é de 150 km/h. Por meio desse sistema, a emissão de carbono é zero.

Hoje a célula ocupa praticamente todo o porta malas, dividindo espaçocom o conversor AC/DC, um relê. Os engenheiros da Nissan trabalham para reduzir o tamanho do núcleo, para depois posicioná-lo embaixo do veículo.

Por enquanto, existem dois destes protótipos produzidos: um está no Japão e o outro é este que está na Conferência Datagro. A novidade agradou muito o público presente, mas não deve chegar ao mercado antes de 2020. No entanto, esta minivan será destinada primeiro ao mercado brasileiro, por causa da tradição de se abastecer com etanol.


Mais informações na revista digital CanaOnline, veja no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones - www.canaonline.com.br