Censo Agropecuário 2017 começa dia 1º de outubrovoltar

Publicado em : 27/09/2017
Censo Agropecuário 2017 começa dia 1º de outubro
Eduardo Romão, presidente da Orplana, salienta a importância do Censo Agropecuário

Serão visitados mais de cinco milhões de estabelecimentos em todos os municípios brasileiros

Andréia Vital

Para conhecer o perfil do campo brasileiro, recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vão visitar mais de cinco milhões de estabelecimentos em todos os municípios brasileiros, de 1º outubro até fevereiro de 2018, período no qual ocorrerão as operações do 10º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. Principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, a pesquisa é feita a cada 10 anos e custará, desta vez, R$ 720 milhões, 50% do valor original, devido ao corte de recursos, gerando 26.010 mil vagas temporárias.

O Censo Agro 2017 levantará informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. Os dados serão coletados através de preenchimento de questionário no computador de mão sobre o total de estabelecimentos e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, além de aspectos de segurança alimentar, área de produção, regionalização, ocupação de mão de obra, mecanização nas lavouras, sustentabilidade e preservação ambiental.

De acordo com Vando Nascimento, coordenador técnico do Censo Agropecuário, a pesquisa permitirá visualizações digitais em tempo real, mostrando a localização do recenseador, pontos de coordenada, imagens de satélite e o georreferenciamento do estabelecimento agropecuário. “A pesquisa digital oferece mais agilidade a todas as fases do estudo”, explicou, destacando a importância do conhecimento dos dados, que mostrarão também as demandas e dificuldades encontradas no meio rural.

O último Censo Agro foi realizado em 2006 e revelou, por exemplo, que os estabelecimentos com mais de 1 mil hectare ocupavam 43% da área total de estabelecimentos rurais no país e os lotes pequenos, com menos de 10 hectares, ocupavam, 2,7% da área total. Mostrou também que os 5.2 milhões de estabelecimentos agropecuários, localizados em 5.564 municípios, ocupavam 329,9 milhões de hectares, o equivalente a 36,75% do território brasileiro.

Em todo o Brasil, a pesquisa, que começa em outubro, deve reunir 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 4 mil municípios. Só em São Paulo, serão visitados 222,5 mil estabelecimentos, em 630 municípios. Os primeiros resultados serão divulgados até junho do ano que vem e os resultados finais até o fim de 2019.

Um dos principais desdobramentos dos estudos atuais será a criação da Pesquisa Nacional de Atividade Agropecuária, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, no crédito e seguro rural, na proteção de mananciais, na conservação da fauna e da flora, no uso de agrotóxicos, nas técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

“O conhecimento da realidade da área rural melhora a comunicação do setor e estabelece estratégias para quem atua neste segmento empreendedor e dinâmico, como também para quem quer investir no agro. É fundamental ter acesso a estes dados”, afirmou o presidente daOrganização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Eduardo Romão, ao participar, recentemente, do lançamento do programa, na capital paulista. “A Orplana vai salientar aos seus associados a importância do censo e quedediquem parte do seu tempo para atender aos recenseadores”, concluiu o executivo.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •