CerradinhoBio vai triplicar a capacidade de exportação de energia
07-01-2016

Dentro do projeto de expansão da Cerradinho Bioenergia S/A, empresa atuante no setor de biocombustíveis e bioeletricidade com unidade industrial em Chapadão do Céu, GO, está atualmente em curso o Projeto de Cogeração que almeja praticamente tripilicar a capacidade de exportação de energia. Durante a montagem dos equipamentos previstos no projeto (dentre eles uma nova caldeira, duas novas turbinas e dois geradores) haverá um pico superior a 200 empregos diretos. No ciclo 2015/15, a empresa deverá exportar 250 GWh de energia elétrica, o que corresponde a um crescimento de 11% em relação a 2014/15 (219 GWh).

O Projeto de Cogeração conta com o apoio do programa Inova Sustentabilidade do BNDES, e reflete uma estrutura semelhante a uma grande termoelétrica movida a bagaço de cana-de-açúcar e incentivando, inclusive, o desenvolvimento de outras fontes de biomassa. O financiamento para este projeto específico foi de 139 milhões de reais, sendo que a parceria com o Banco vem desde o financiamento para a construção da usina em 2008 e – passando por aquisições de máquinas e equipamentos de plantio de cana-de-açúcar ao longo dos anos – já atingiu valores superiores a 400 milhões de reais.

Outra importante parceira nos projetos de inovação da CerradinhoBio é a FINEP. Durante a safra atual, foram realizados projetos de desenvolvimento em mudas pré-brotadas e colhedoras de 3 linhas dentro do escopo de Inovação do PAISS Agrícola (no montante de 36 milhões de reais). Esses projetos mostram o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias que visam maior produtividade e redução de custo de produção, com consequente reconhecimento do mercado.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.