Colhedoras de cana exigem manutenção especial
04-01-2017

Com o fim do corte manual, as colhedoras são responsáveis por 100% da entrega de matéria-prima à usina

Até o início dos anos 2000, as safras canavieiras eram bem delineadas, com seis meses de moagem e seis de entressafra. Entretanto, de lá para cá, esse cenário vem se alterando mais e mais a cada ano. Atualmente, o que se vê são safras extremamente longas e entressafras cada vez mais curtas. A janela reservada para as manutenções das estruturas industriais e agrícolas que eram de 160 dias, já se restringe a apenas 60.

São vários os motivos que levaram o setor a adotar essa medida. Um deles é o fator climático. No ciclo passado, por exemplo, a grande incidência de chuvas, devido à influência do fenômeno climático El Niño, deixou muita cana em pé, fazendo com que várias unidades optassem por continuar o processamento, estendendo a moagem até os primeiros meses de 2016. Outro motivo, e o principal deles, é a grande necessidade de se fazer caixa, devido à intensa crise financeira que já se prolonga por quase 10 anos no setor canavieiro.

Porém, embora positivo do ponto de vista financeiro, o encurtamento da entressafra significa um período menor para as manutenções na indústria e também nas máquinas e implementos agrícolas. Caso esses reparos sejam negligenciados, a safra vindoura poderá ser seriamente comprometida, com constantes quebras e, consequentemente, interrupção da produção.

Nesse cenário, as colhedoras são as que mais devem receber atenção, pois, com o fim do corte manual, elas são responsáveis por 100% da entrega de matéria-prima à usina. Dessa forma, a falta de tempo para reparar toda a frota durante a entressafra tem levado os profissionais do setor a pesquisarem novos métodos de manutenção, que permitam a realização de todos os procedimentos necessários mesmo sem um período adequado para isso.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.