Com a ajuda do clima, safra de cana no Mato Grosso se mantém na casa de 17 milhões de toneladas
04-02-2015

Mato Grosso ganha sua terceira unidade de etanol de milho


Diferente da região Sudeste, a safra 2014/2015 de cana-de-açúcar no Mato Grosso não enfrentou problemas climáticos. As condições no estado se mantiveram dentro da média no último ciclo. “O clima em MT é padrão, chove de novembro a março, 1.800 a 1.900 mm, e depois a insolação beneficia a colheita e a qualidade da cana”, diz Jorge dos Santos, diretor executivo do Sindálcool-MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado do Mato Grosso).
Na safra 2014/15, foram moídas no MT 17,01 milhões de toneladas de cana, produzidos 496 mil m³ de anidro e 587 mil m³ de hidratado, além de 405 mil toneladas de açúcar. Além disso, foram produzidos 44.500 mil m³ de etanol a partir de 118,5 mil toneladas de grãos, notadamente do milho. No cômputo final, a safra foi “rigorosamente igual à anterior”, relata Santos.
O estado ainda tem muito a crescer quanto a outro produto bastante valorizado do setor, a bioeletricidade. No Mato Grosso, apenas duas unidades comercializam energia elétrica: a Barrálcool (166 Mw) e a Itamarati (33 Mw). “Fizemos estudo sobre o assunto e nossas unidades precisariam investir em torno de R$ 1 bilhão em retrofit para poderem exportar mais energia elétrica, o que, face às condições atuais, não as motiva”, relata Santos.

MAIS ETANOL DE MILHO – De acordo com Santos, a safra 2015/16 no Mato Grosso deverá ter números semelhantes ao ciclo passado. “Ainda não tenho a previsão completamente fechada, mas tudo levar a crer que se repetirão os mesmos números da safra anterior.”
Exceto com relação ao acréscimo de produção de etanol de uma terceira unidade de grãos (milho). Trata-se de uma planta anexa à Usina Porto Seguro de Açúcar, Etanol e Bioenergia, a antiga Usina Pantanal, localizada em Jaciara, MT, a qual entrou em operação no dia 30 de janeiro deste ano.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.