Com a dobradinha cana e milho, Usimat produz etanol o ano todovoltar

Publicado em : 07/09/2017
Com a dobradinha cana e milho, Usimat produz etanol o ano todo

Unidade já processa 1200 toneladas de milho por dia na entressafra da cana

A produção de milho consorciada com a de cana-de-açúcar oi um tema bastante debatido durante o Fórum Internacional dos Produtores de AgroEnergia, promovido pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), em parceria com a consultoria Datagro, e que ocorreu em 23 de agosto na Arena do Conhecimento Agrícola da Fenasucro & Agrocana 2017, maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, realizada de 22 a 25 de agosto em Sertãozinho, SP.

No Fórum foi apresentado o exemplo da Usimat, localizada em Campos de Júlio, MT, pioneira na produção de etanol de milho no Brasil, ainda em 2011, por meio do projeto da Usimat Flex, que permite produzir etanol com cana e com milho. De lá para cá, a empresa vem investindo no aprimoramento das operações e, na safra passada, já conseguiu produzir 83 milhões de litros de etanol de milho. “O milho veio complementar a produção de cana-de-açúcar. Começamos moendo 500 toneladas por dia durante a entressafra da cana. Hoje, este número já saltou para 1200 ton/dia”, conta Vital Silva Nogueira, gerente industrial da Usimat.

Segundo ele, uma das grandes vantagens do etanol de milho é a possibilidade de produção 24 horas por dia e 365 dias por ano, independente do clima. Outras vantagens incluem baixo custo de implantação, alto índice de aproveitamento do tempo, baixo custo operacional, pouca mão-de-obra, aproveitamento do pessoal existente na planta, aumento da escala de produção do etanol, baixo custo de manutenção mecânica e elétrica, processo com mínima variação operacional, flexibilidade nas paradas e retomadas de produção, utilização da palha da cana como biomassa e utilização de energia própria durante a entressafra da cana.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •