Combustível Avançadovoltar

Publicado em : 15/01/2015
Combustível Avançado

Com a consolidação do etanol como combustível no Brasil, outras vantagens comparativas do biocombustível em relação aos derivados do petróleo ficaram mais evidentes com o tempo, inclusive por meio de pesquisas científicas. É um combustível renovável e limpo, menos poluente do que as alternativas fósseis. A queima no motor do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio do que a queima da gasolina. 

E o etanol produzido especificamente a partir de cana possui um balanço ainda mais favorável do que etanóis feitos a partir de outras matérias-primas, como do milho. Esta característica lhe conferiu o status de combustível avançado.
Esta constatação ganhou peso internacional em 2010, quando a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA) confirmou que o etanol de cana-de-açúcar é um biocombustível renovável de baixo carbono, que pode contribuir de forma significativa para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE). O anúncio, que contém a regulamentação final da lei que define a produção e uso de biocombustíveis nos Estados Unidos (Renewable Fuel Standard, RFS2), também designa o etanol de cana-de-açúcar como biocombustível avançado, capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 50% comparado com a gasolina.
Segundo evidências científicas apresentadas à EPA pela Unica, mesmo incluindo-se emissões indiretas, o etanol de cana atinge uma redução de 73% a 82% nas emissões de gases de efeito estufa comparado à gasolina. Em 2014, a Unica destacou que, desde 2003, quando foi introduzido o motor flex no Brasil, o uso do etanol já evitou a emissão de 240 milhões de toneladas de carbono, volume que corresponde a três anos de emissões de um país como o Chile.
Neste ano, o ProÁlcool completa 40 anos, e a CanaOnline prepara um projeto especial para registrar esse fato histórico sobre o maior programa de combustível renovável do mundo. Não perca! – www.canaonline.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •