Comissão discute a desindustrialização no setor do açúcar e do álcool
06-05-2014

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio promove audiência pública, na quinta-feira (8), para discutir a desindustrialização na indústria nacional sucroenergética. O evento foi proposto pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE). Segundo ele, o Brasil passa por momento determinante na definição de seu crescimento econômico de médio e longo prazo.

"Passado o período de destacado crescimento econômico, impulsionado pelo alto preço das commodities no mercado internacional e pela ampliação do crédito e do consumo no mercado interno, observamos agora um período de crescente instabilidade dos indicadores macroeconômicos aliado a um crescimento inexpressivo do Produto Interno Bruto", afirma o parlamentar.

Além disso, acrescenta, a participação do setor industrial no PIB vem diminuindo consideravelmente e já é a menor desde o ano de 2000, tendo sido responsável por apenas 24,9% da produção nacional no ano de 2013, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Problemas

Ele ressalta que fatores como falta de infraestrutura adequada, altas taxas de juros, capital humano pouco qualificado, burocracia excessiva e sobrevalorização cambial afetam negativamente a indústria nacional, tornando os produtos industrializados brasileiros menos competitivos não só a nível externo, mas também no mercado nacional.

"O resultado disso é um impacto direto e negativo na renda, produto e emprego do País, guiando a economia nacional para uma trajetória de produção de baixo valor agregado, perigosamente a mercê de variações na economia internacional", observa Augusto Coutinho.


Convidados

Foram convidados para discutir o tema com os integrantes da comissão:
- o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller;
- o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade;
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), José Calixto Ramos;
- o representante da Federação da Alimentação de São Paulo e da Força Sindical, Antonio Vitor;
- o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas de Moraes;
- o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah;
- o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), André Luiz Baptista Lins Rocha;
- o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçucar/PE), Renato Augusto Pontes Cunha;
- diretora-presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (Única), Elizabeth Farina; e
- o presidente Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar/Al), Pedro Robério de Melo Nogueira.

A audiência ocorrerá no plenário 5, a partir das 9h30.