Como o setor pode driblar a esperta broca-peluda
18-04-2017

O Aplicador de Inseticidas em Soqueiras contribui para o controle de várias pragas da cana

Entre as diversas pragas que atacam a cultura canavieira está aHyponeumatautula, também conhecida como broca-peluda, sua incidência ainda não é tão intensa, mas sua ocorrência já foi registrada em várias regiões canavieiras, como o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. E merece atenção, pois reduz a produtividade e provoca a morte de plantas.

As fêmeas adultas colocam seus ovos na base dos colmos e, após a eclosão, as lagartas penetram em direção à base, fazendo galerias nos internódios basais. De acordo com os pesquisadores, observa-se um ataque mais severo de lagartas em plantas cultivadas em solos arenosos e secos. Nessas condições, foram verificados elevados danos em cana-de-açúcar.

O ataque da broca-peluda ocorre na base da touceira e no sistema radicular da cana-de-açúcar, ocasionando a morte dos perfilhos em desenvolvimento. Ocasiona sintomas visíveis na parte aérea da planta, decorrentes da agressão das lagartas aos entrenós basais e aos primeiros internódios visíveis na superfície do solo.

No início, observam-se perfilhos com sintomas de murchamento, que acabam secando devido à gravidade do ataque, gerando o sintoma conhecido como “coração morto”. No final, toda a touceira seca, originando, em muitos casos, o aparecimento de reboleiras de plantas mortas.

O controle químico da broca-peluda é indicado, mas é preciso atenção para realiza-lo com eficiência, pois a praga é esperta. Ao sentir a trepidação provocada pela colhedora de cana, a Hyponeumatautuladesce imediatamente para o último colmo da planta e produz uma serragem que tapa a galeria que ela abriu na cana, protegendo-a das chuvas, comprometendo a brotação da soqueira.

Especialistas apontam que a melhor forma de realizar a aplicação química e atingir a broca-peluda é utilizar o aplicador de inseticidas em soqueira, que corta a linha da cana, expondo a praga e aplicando o inseticida. De acordo com Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas & Implementos Agrícolas, de Sertãozinho, SP, este implemento cada vez mais é utilizado pelo setor, pois auxilia no controle de várias pragas como Sphenophoruslevis, migdollus e elasmo e ao receber acessórios, controla até mesmo a cigarrinha.

Um exemplo dado por Pardinho, éo Aplicador de Inseticidas em Soqueiras com Kit Desenleirador, que afasta a palha das linhas das soqueiras e se necessário, realiza a aplicação de parte do produto sobre a linha da soqueira, visando o controle de algum adulto da praga e também um controle simultâneo de cigarrinhas, caso estejam ocorrendo no momento da aplicação.

“O aplicador de Inseticidas em Soqueirasé um equipamento que se vende bastante. Inclusive, seu uso é incentivado por empresas de agroquímicos, que compram um número maior e oferecem aos principais clientes, além de fazerem parcerias com cooperativas como a Coopercitrus e Coplana, que disponibilizam para uso dos cooperados”, observa Pardinho.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.