Completei 20 anos de agrojornalismo
11-08-2014

Luciana Paiva

Agora em julho, completei 20 anos de atuação na comunicação do agronegócio. É uma grande satisfação, porque além de adorar a minha profissão, sinto-me parte do tema que escolhi para pautar minha carreira.
Logo que assumi como editora do JornalCana, em 1994,entrevistei Fernandes dos Reis, eterno presidente do complexo Canaoeste, Copercana e Cocred, Lamartine Navarro Júnior, o mais polêmico entre os pais do Proálcool, e Luiz Ribeiro Pinto, o professor pardal da Santal, que desenvolveu, entre outras inovações, a primeira colhedora de cana crua do mundo. Entrevistá-los fez toda a diferença. Eram pessoas apaixonadas pelo que faziam, pela cana-de-açúcar, pela inovação. Fiquei cativada e embarquei nesse trem.
Esse meio fértil deu asas a minha criatividade e como eu havia embarcado no trem da comunicação do agronegócio, não parei na primeira estação. Empreendi a busca por um jornalismo inovador e com qualidade superior.
E aí fui trilhando meu caminho: criei o livro no Mundo da Cana-de-Açúcar, a revista em quadrinhos Turma do Caninha (já vendeu mais de 500 mil exemplares), a revista Mundodez, ajudei a criar a revista IDEANews, fui editora da Panorama Rural, da CanaMix, do portal Universoagro. Criei a mostra de sustentabilidade Fenasucro Cidadã, depois o CanaInvest que levou banda marcial de usina para desfilar na Praça XV em Ribeirão Preto, com direito a distribuição de mudas de plantas e apresentação de coral e grupos de dança do setor no Teatro Pedro II também em Ribeirão.
Para colocar em prática essa alta produtividade, desde 1994 conto com o apoio da minha sócia Regina Baldin. E como a inovação não para, em 2012, criamos o Encontro Cana Substantivo Feminino. E em 2013 lançamos a CanaOnline, a primeira revista digital do agronegócio, para isso, convidamos para ser sócio o jornalista Clivonei Roberto.
Estamos muito felizes, pois a CanaOnline está revolucionando o jornalismo sucroenergético ao oferecer cobertura em tempo real dos eventos; presença nas mídias sociais (com média de mais 70 mil visualizações por semana); alta produção de notícias de qualidade e aplicativo grátis para baixar a revista.
E o melhor de tudo, é que posso colocar em prática algo que sempre defendi: o coração da publicação é a redação.
Na CanaOnline o mais importante é o jornalismo, tanto que conta com cinco jornalistas e um comercial. Resultado: jornalismo de primeira classe, premiado, contemporâneo, dinâmico, presente em todos os cantos do setor e desenvolvido por quem mais entende do assunto.
Quando a gente faz o que gosta, a chance de fazer bem feito é maior, pois não é trabalho, é satisfação. E como eu quero ficar cada vez mais satisfeita, podem esperar por muito mais novidades. Os próximos 20 anos prometem!!!