Controle de uma ampla gama de plantas daninhas na Usina Sinimbu, em Alagoas
31-07-2017

Mucuna e Corda-de-viola não são mais problemas para a Usina Sinimbu
Mucuna e Corda-de-viola não são mais problemas para a Usina Sinimbu

Uma das principais demandas da FMC era a criação de um produto que tivesse amplo espectro de controle, combatendo com eficácia as principais daninhas encontradas nos canaviais brasileiros, sejam eles localizados no Centro-Sul ou no Norte-Nordeste. O resultado, como visto, foi a criação do Stone, que, com sua ação de pré-emergência e pós inicial, é infalível contra as principais espécies de folhas largas e estreitas, resultando em mais produtividade e melhor custo por tonelada de cana produzida.

Durante o Tour Stone Nordeste, a responsabilidade de apresentar os resultados de ensaios conduzidos com o herbicida Stone foi do consultor da Agrocon Assessoria Agronômica LTDA, Marcelo Nicolai. Os testes, segundo ele, foram feitos em cima de daninhas chave buscando sempre a época úmida do ano.

“Os resultados mostraram que o produto age muito bem no manejo de plantas daninhas que são problemas tanto no Sudeste quanto no Nordeste, como a Tiririca, o Capim-colonião, o Capim-Colchão, as Cordas-de-viola e as Brachiárias. Sem sombra de dúvida, o Stone é um herbicida indispensável para o Nordeste. Basta utilizá-lo corretamente que os benefícios aparecerão.”

Localizada em Jequiá da Praia/AL, a Usina Sinimbu sofria com infestações de Corda-de-viola e Mucuna. A unidade aceitou testar o Stone para descobrir se o produto conseguiria solucionar seu problema, já que outros herbicidas falharam ao tentar dar conta do recado. De acordo com o técnico agrícola da área de herbicidas, Jeffson Santana, a resposta foi positiva. “Nos campos de testes, conseguimos um nível de controle de 95% nessas daninhas. Além disso, notamos um efeito supressor também no Capim-gengibre.”

Devidos aos resultados positivos, a empresa já comprou produto para aplicar em 500 hectares, se responderem igual a área de testes, irão se tornar 2500 hectares num futuro próximo. “É um herbicida excelente e que estava fazendo falta no mercado nordestino. Ficamos muito satisfeitos e estamos apostando nele para aumentar nossa produtividade.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico na edição 43 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.