Cooperativas facilitam aos produtores rurais acesso à tecnologiavoltar

Publicado em : 18/05/2017
Cooperativas facilitam aos produtores rurais acesso à tecnologia

Desenleirador acoplado ao Aplicador de Inseticidas em Soqueiras vai ajudar casal a eliminar Sphenophoruslevis no canavial

O casal AimarPedrini e Graciana Romitto produz cana e limão em uma área de 100 hectares em Taiuva, SP. Eles procuraram e acharam Sphenophoruslevisno canavial da família.Logo que confirmaram a presença dessa praga que pode dizimar a produção, foram buscar orientação técnica na Coopercitrus, onde são cooperados.

Foi realizada a amostragem e detectou-se que a infestação está entre 10% e 30% de toletes atacados. O resultado foi um alívio, porque com esse índice não será necessário erradicar o canavial. Mas será preciso realizar um tratamento químico eficiente na soqueira em área total.

Os técnicos da Coopercitrus explicaram que, logo após a colheita, deve-se passar o desenleirador de palha somente na linha da cana, essa operação faz com que o produto químico chegue diretamente à base da touceira. Depois entra com o cortador de soqueira aplicando o inseticida, com volume de calda de 150 litros a 200 litros por hectare.

O casal ficou meio preocupado sobre a possibilidade de ter acesso a essa tecnologia, porém, os profissionais da Coopercitrus informaram que a cooperativa realiza parcerias e desenvolve um trabalho intenso para que seus cooperados possam utilizar tecnologias de ponta para o melhor desenvolvimento de seu negócio. Também informaram que para reduzir tempo e custos da operação, o equipamento que será utilizado é oDesenleirador acoplado ao Aplicador de Inseticidas em Soqueiras, produzido pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, de Sertãozinho, SP.

Aimar e Graciana ficaram tão ansiosos para conhecer esse equipamento que irá realizar o trabalho no canavial da família, que aproveitaram para conhece-lono estande da DMB na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

No estande da DMB, um profissional da empresa os apresentou ao equipamento que irá ajuda-los a eliminar o Sphenophoruslevisdo canavial. Ficaram sabendo que pode ser usado também para se fazer o afastamento da palha das linhas da cana, antes da adubação de soqueira em superfície, evitando-se assim que parte do adubo aplicado fique sobre a palha.

Entre as informações sobre a função cortador de soqueira, uma chamou mais a atenção, a de que cadaconjunto (são 3) é ajustado na barra porta ferramentas para cortar o centro da linha da soqueira e fazer a aplicação do inseticida a uma profundidade de 5 cm para o controle do Sphenophoruslevis e a 20 cm para o controle do Migdollus.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline, que sai a semana que vem. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •