CTBE promoverá evento sobre o programa RenovaBio no dia 18 de agostovoltar

Publicado em : 03/08/2017
CTBE promoverá evento sobre o programa RenovaBio no dia 18 de agosto

Para discutir o Programa RenovaBio, estarão reunidas, na segunda quinzena de agosto (18/08), as principais lideranças do setor sucroenergético. O encontro, que acontecerá na sede do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP), abordará aspectos diversos desse tema que tem movimentado o segmento de biocombustíveis nos últimos meses.

Durante a quarta edição dos Workshops Estratégicos (WECTBE), representantes do governo federal e executivos de grandes associações ligadas à cadeia de combustíveis no Brasil, como a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e o SINDICOM, vão analisar detalhes técnicos da iniciativa que deverá ser votada pelo Congresso Nacional no segundo semestre deste ano.

Apresentado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no final de 2016, o RenovaBio propõe a “descarbonização” dos transportes, particularmente o veicular, principalmente diante das metas de desenvolvimento sustentável assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, firmado em 2015. Segundo o plano brasileiro, cuja meta geral é reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, os biocombustíveis, incluindo o etanol, deverão atingir 18% de participação na matriz energética nacional nos próximos 13 anos.

“O RenovaBio é a base para que esse processo de transição para uma economia de baixo carbono seja bem-sucedido”, avalia Antonio de Padua, um dos diversos palestrantes dos Workshops Estratégicos do CTBE, que além da UNICA, também terá as presenças de outras entidades da sociedade civil (ABIOGÁS, ABIOVE e ABEAR), de renomadas instituições de pesquisa e ensino (Agroícone, Embrapa, Inmetro e Unicamp) e da Datagro Consultoria. Pelo lado governamental, confirmaram participação inúmeros representantes de órgãos reguladores do MME, entre eles a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para Carolina Grassi, pesquisadora do CTBE e uma das organizadoras do evento, setores estratégicos que movimentam a economia visam a aprovação do RenovaBio com a celeridade que a pauta exige. “Este programa pode ser uma eficaz solução para o mercado de biocombustíveis, servindo como referência a ser seguida mundialmente”, destaca Grassi.

A programação completa dos Workshops Estratégicos está disponível na página oficial do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 


Fonte: Unica
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •