Curso UniUDOP discute implantação e gestão de combate a incêndios em usinas
26-10-2015

A 4ª aula/palestra de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho de 2015 da UniUDOP, realizada no último dia 20, em Araçatuba/SP, discutiu os requisitos mínimos a serem cumpridos pelas empresas e as condições de implantação para um sistema eficaz de proteção de incêndio. Através do engenheiro de segurança do trabalho, Henrique Mazzoti, foram abordadas também durante o curso, as boas práticas de combate ao incêndio.

O assunto é de grande importância para o dia a dia dos colaboradores e da empresa. A dificuldade em atender as normas e o quanto o desenvolvimento desse sistema é exigido pelo corpo de bombeiro, são pontos importantes. Segundo o palestrante, o alto investimento necessário para a implantação do sistema também é uma grande dificuldade.

"São duas dificuldades hoje. Uma é a implantação de sistemas, onde os investimentos demandados são altíssimos, na casa de alguns milhões de reais até a montagem final dos sistemas. E o segundo desafio é manter isso funcionando", afirmou Mazzoti.

Um estudo de caso sobre um combate bem sucedido a um incêndio num tanque de etanol em 2013 foi um dos assuntos discutidos. Com ele, os participantes puderam entender a necessidade de boas práticas para a gestão de proteção de incêndio, já que case é historicamente considerado o de maior sucesso em combate ao incêndio em tanques de etanol.

A aula/palestra é uma parceria entre a UDOP e a STAB, com apoio cultural das empresas Bayer CropScience, Deloitte, FMC, GE, Helamin e Syngenta. Para ver a reportagem completa, clique aqui. Ou, se preferir, acesse a nossa página no YouTube: www.youtube.com/tvudop. Você pode ver a galeria de fotos do evento clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/udop/sets/72157657783810193

Camila Lemos