DCBio e ASSOBARI se unem ao Movimento em Prol do Setor Sucroenergético
22-04-2014

A Della Coletta Bioenergia – DCBio - e a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri – ASSOBARI -, com apoio da Prefeitura Municipal de Bariri, se unem à Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético (Frente do Etanol) e à Associação dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo - AMCESP - no Movimento em Prol do Setor Sucroenergético. A manifestação será na próxima quinta-feira, dia 24, com início às 7h30, na Praça da Matriz, de onde seguirá em passeata pela cidade e destino a Jaú, para encontro com representantes de quatorze municípios. 

O objetivo é aderir ao movimento, realizado em todo o Estado, em reivindicação às seguintes propostas:

• Diferencial Tributário, através do retorno da CIDE sobre a Gasolina e da equalização de 12% de ICMS em todos os estados;
• Aumento do teto da mistura de 25% para 27,5%;
• Incentivo a co-geração de Energia (Bioeletricidade) através da biomassa do bagaço e da palha de cana, com leilão e preços diferenciados das demais modalidades de co-geração existentes;
• Incentivo a inovação tecnológica dos motores movidos a Etanol;
• Criação de REFIS específicos para os produtores de cana e para as usinas de açúcar e álcool (alongamento das dívidas).

Para isso, representantes dos 14 municípios assinarão documento, em apoio e adesão ao movimento, que será enviado aos Governos Estadual e Federal. O setor sucroenergético enfrenta dificuldades e as solicitações são primordiais e urgentes para sustentabilidade da cadeia produtiva da cana de açúcar no Brasil.

As usinas de açúcar e álcool, principais afetadas pela crise, têm grande contribuição na arrecadação de impostos dos municípios, geração de empregos e colaboração junto à saúde, conservação de estradas, preservação do meio ambiente, economia e bem estar da comunidade em geral.