Energia da Biomassa
19-09-2014

Um assunto que foi destaque na Fenasucro foi o potencial de geração de energia por biomassa do setor. Biomassa essa que, ao longo dos últimos anos, registrou algumas mudanças em suas características, como um aumento de impurezas vegetais e minerais e da umidade. Além disso, as modernas centrais termoelétricas à biomassa têm requerido um incremento constante de sua eficiência e uma grande flexibilidade dos combustíveis usados. 

Buscando atender a essas demandas, a Caldema, presente na Fenasucro, agregou sua comprovada tradição de mais de 40 anos na fabricação e fornecimento de caldeiras para queima de biomassa, à tecnologia Foster Wheeler, empresa norte-americana de maior reconhecimento mundial em tecnologia de caldeiras de leito fluidizado (BFB). O resultado foi a produção das caldeiras Caldema CFW de leito fluidizado borbulhante que, segundo os especialistas da empresa, é a tecnologia mais adequada para a queima de biomassas com estas novas características.
Dentre os principais diferenciais das caldeiras CFW, destacam-se o fato de estas apresentarem dois níveis de ar secundário para redução de emissões de Nox e particulados, a alta eficiência, maior que 90% ao PCI e o ventilador de ar primário ser independente, com menor consumo de energia.
Confira matéria na íntegra na edição 13 da CanaOnline no especial Fenascucro. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smastphones – www.canaonline.com.br