Erros e acertos na busca pela redução de custos na agroindústria canavieira
25-01-2017

Na composição de uma saca de açúcar, 66,6% do custo final vem da área agrícola
Na composição de uma saca de açúcar, 66,6% do custo final vem da área agrícola

De forma alguma deve-se, por exemplo, reduzir os investimentos em tratos culturais ou no plantio

Na composição de uma saca de açúcar, 66,6% do custo final vem da área agrícola, sendo que, subdividindo esse valor, a mecanização responde por 61,8%. Dessa forma, reduzir os custos nessas duas áreas deve ser o principal objetivo das usinas canavieiras.

De acordo com Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA, quando se fala em reduzir custos na área agrícola, muitos profissionais tomam ações erradas, achando que estão diminuindo os gastos quando, na verdade, estão aumentando.

“De forma alguma devemos, por exemplo, reduzir os investimentos em tratos culturais ou no plantio. Além disso, não pode haver corte indiscriminado de gastos, como deixar de pagar os fornecedores, arrendamentos e o banco em dia ou deixar de recolher impostos”, alerta Dib

Para ele, o que irá reduzir custos é o aprimoramento da gestão, renegociação das dívidas e contratos, redução das horas extras/desperdícios, capacitação dos colaboradores, melhorias nas operações agrícolas e do teor de sacarose e aumento da produtividade.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.