Exportações crescem 236% em Araras, SP, e ultrapassam R$ 70 milhões
12-04-2017

Em usina, 35% do que é produzido vai para exportação (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Em usina, 35% do que é produzido vai para exportação (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Setor de extratos impulsionou a alta. Venda de derivados da cana-de-açúcar também aumentou e levou à geração de vagas na cidade.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que Araras (SP) teve um crescimento de 236% nas exportações em fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. No bimestre, o volume de vendas do município para o mercado externo superou os R$ 70 milhões.

De acordo com o levantamento, foi a cidade com o melhor desempenho na região. No mesmo mês, Rio Claro registrou crescimento de 12%, São Carlos teve alta de 11% e Araraquara contabilizou uma queda de 42%.

Motivo da alta
O setor de extratos e concentrados, como o café solúvel, foi o principal responsável pelo aumento. Só em fevereiro, o segmento respondeu por 64% das exportações da cidade.
“Aqui na região nós temos algumas multinacionais que são referência do setor e elas fazem suas operações principais dessas áreas de exportação de extratos especificamente aqui da região. Então em Cordeirópolis, Araras, nós temos a maior produção nacional desse tipo de produto”, comentou o economista Sidnei de Cária Junior.
Mercado da cana
Além dos concentrados, outro setor responsável pelo aumento das vendas para o mercado externo é o de derivados da cana-de-açúcar.
Em uma das usinas, 35% do açúcar produzido é enviado para fora do Brasil, principalmente para mercados no Norte da África e na Ásia. “Tivemos um crescimento da ordem de 10% a 20% nos últimos três ou quatro anos, sempre buscando uma rentabilidade melhor", contou a gerente comercial Luciana Portelinha.
Com esse movimento, a empresa criou vagas e ainda projeta aumentar o volume de exportações neste ano. “Geramos bastante emprego com a parte de armazenagem e carregamento”, afirmou a gerente.

Otimismo
Em outra empresa, que fabrica peças de reposição para colhedoras de cana, as exportações aumentaram 25% no início deste ano e também levaram à geração de postos de trabalho.
“Nós fazemos parte do segmento da cana-de-açúcar, que cresce vertiginosamente não só em nosso país, mas também fora dele. Baseados nisso, investimos profundamente na nossa empresa, na contratação de novos funcionários especializados, e também na otimização de nossa produção”, afirmou o empresário João Zangrandi.
Para ele, quanto maior for a exportação, melhor será para a região. “Exportando mais a gente consegue faturar mais, consegue trazer melhores condições para os nossos funcionários, contratação. Aí, acredito eu, o desemprego deixa de existir em função dessa atividade que cresce vertiginosamente”.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/exportacoes-crescem-236-em-araras-sp.ghtml