Fórum dos Produtores de AgroEnergia abordará a experiência do associativismo na Austráliavoltar

Publicado em : 18/08/2017
Fórum dos Produtores de AgroEnergia abordará a experiência do associativismo na Austrália
Produtores de cana Associados da Assocana – Associação dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana – em recente visita aos canaviais australianos

Eduardo de Lima, CEO da Millenium Bioenergia falará sobre associativismo e oportunidade de negócios na Austrália

A produção de cana é um dos destaques da Austrália. Em termos de volume, a produção australiana é muito menor que a brasileira, produz de 28 milhões a 35 milhões de toneladas de cana por ano, enquanto que a do Brasil gira em torno de 650 milhões de toneladas. Mesmo assim, não dá para negligenciar a forma de gerir a atividade canavieira desse país da Oceania.

Seu território é formado em sua maioria por diversas áreas impróprias para o cultivo, os canaviais se concentram na costa leste do país (litoral). A Austrália não possui novas áreas aptas para a expansão da produção. Por isso, a saída é produzir mais na mesma área. Sua média de produtividade é de 98 toneladas de cana por hectare, com cerca de nove a dez cortes. Os canaviais são irrigados e a água é reutilizada por meio de sistemas automatizados. O período de safra australiano inicia-se na segunda quinzena de junho e alonga-se até o final de outubro.

Na Austrália, a maioria das terras destinadas à lavoura canavieira são predominantemente planas, permitindo alta eficiência na operação da colheita. As colhedoras sofreram adaptações e modificações visando alto rendimento, colhem em média 110 t/hora – uma colhedora realiza 12 horas de trabalhos diários e colhe a mesma quantidade de uma colhedora que no Brasil opera 24 horas. A qualidade da matéria-prima é alta e a colheita apresenta baixo índice de perdas e impurezas. E as plantadoras oferecem rendimento superior a 10ha/dia.

Grande parte do transporte da cana é feito por meio de ferrovias, existem cerca de 4.000 quilômetros de trilhos, podendo transportar até 36 milhões de toneladas de cana por safra.
Outro destaque do setor canavieiro australiano é o associativismo e também as oportunidades de negócios naquele país. Estes temas serão apresentados por Eduardo de Lima, CEO da Millenium Bioenergia, no Fórum dos Produtores de AgroEnergia, evento internacional realizado pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), pela DATAGRO Consultoria e que contará com a Infraestrutura Organizacional da Reed Alcântara Machado, organizadora da FENASUCRO & AGROCANA.
Serviço:
Fórum dos Produtores de AgroEnergia (Farmers Forum AgriEnergy),
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: das 8h00 às 17h00
Local: Arena do Conhecimento Agrícola na 25ª Fenasucro & Agrocana - Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Programação e inscrições antecipadas com desconto pelo site:
http://www.datagroconferences.com.br/forumagroenergia2017/pt-br/

Mais informações com Elizabeth Alves, Coordenadora de Comunicação da ORPLANA: elizabeth@orplana.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •