Funrural, lei de cultivares e preço da cana na pauta da Feplana amanhã
12-07-2017

Nesta quarta-feira (12) o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, junto à sua diretoria, volta a Brasília. Participará, dentre outras agendas, da reunião trimestral da entidade nacional da classe canavieira. Na ocasião, abordarão temas em favor dos 70 mil agricultores do setor no território brasileiro, como as ações futuras do órgão em relação ao Funrural, à Lei de Cultivares e ainda sobre a precificação da cana, definidos através dos Conselhos de Produtores de Cana, Açúcar e Etanol (Consecana) nos várias estados.

“É preciso atualizarmos os mecanismos dos Consecanas referentes aos padrões usados para definirem o preço da cana. Eles estão atrasados e têm prejudicado os fornecedores de cana com valores que não retratam a realidade da rentabilidade dos produtos derivados da matéria prima”, conta Andrade Lima. Na ocasião, a diretoria da Feplana fará o balanço financeiro trimestral da entidade. A reunião ocorrerá na sede do órgão, em Brasília, no SCS quadra 1, bloco G, edifício Baracat, sala 206.

Lima garante que ainda serão tratadas outras consolidações de futuras ações do órgão canavieiro. Dentre elas, o andamento das negociações para recompor o passivo do Funrural (tributo federal que onera o setor agropecuário). A Feplana também debaterá os encaminhamentos diante da Lei 827/11. Ela versa sobre cultivares, como o desenvolvimento e uso de variedades da cana.