Governo e setor estão construindo um grande programa focado em energia limpa e renovável
23-11-2016

“De maneira geral, o atual governo dialoga muito mais com a sociedade”, diz André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e do Sifaeg (Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás). Segundo ele, no governo anterior, a Ministra Kátia Abreu, da Agricultura, estava mais aberta ao diálogo, “mas tínhamos dificuldade grande na presidente da república em relação a dar continuidade às questões”.

Rocha relata que, atualmente, o setor conta com a abertura de vários ministérios para a construção de um grande programa voltado à valorização do etanol e das externalidades do setor sucroenergético. “Agora temos diálogo. Toda equipe quer fazer algo diferente, se debruçando em aprender melhor o nosso segmento.”

O governo federal e lideranças da cadeia sucroenergética iniciaram a construção deste novo programa com foco em energia limpa e renovável, que será apresentado à sociedade dentro de algumas semanas, possivelmente perto da virada do ano.

“Será um programa que o governo brasileiro possa cumprir em sintonia com os compromissos assumidos pelo país na COP021.” Segundo ele, os diferentes pontos do programa ainda estão em tratativas, mas a iniciativa está sendo construída com a participação ativa do setor e de representantes governamentais.

“A nossa reivindicação é que sejam atendidas todas as externalidades do setor por meio de políticas públicas que tenham sido discutidas com a sociedade”, diz Rocha.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.