Há quase vinte anos era lançada em Minas Gerais a variedade RB867515
03-11-2016

Ainda sob o controle do IAA Planalsucar, a Estação Experimental de Ponte Nova, MG, realizou 30 anos atrás, em 1986, a primeira semeadura de cariopses (sementes de cana-de-açúcar) em Minas Gerais, quando na ocasião foram obtidas 20 mil plântulas. “Destas, após os ciclos de seleção, surgiu a RB867515”, relata o pesquisador Luís Cláudio Inácio da Silveira, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, cujo programa de melhoramento de cana faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). Era o nascimento da variedade de cana mais cultivada e plantada no Brasil nos últimos anos. 

O material foi lançado para o estado de Minas Gerais em março de 1997, portanto há quase vinte anos, “quando começamos a mostrar as qualidades da variedade. Através de dados consolidados, começamos a apresentar as vantagens da utilização da mesma para setor naquele momento”, relata Luiz Claudio. A RB867515 foi registrada junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2002.
Os últimos censos varietais da RIDESA UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo e Mato Grosso do Sul, indicam que a variedade, embora ainda seja a mais cultivada (ocupa 25% da área cultivada dos dois estados), começa a deixar de ser a mais plantada, perdendo espaço para a RB966928.
Apesar disso, a RB867515 se manterá ainda como destaque nos canaviais das usinas e produtores de cana por um bom tempo. “Podemos dizer que esta variedade vem sendo um coringa do setor. Com certeza, é um material que ficará para a história.”


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.